TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO ESCOLAR. O QUE É? POR QUÊ? COMO FAZER?

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

INCLUSÃO ESCOLAR. O QUE É? POR QUÊ? COMO FAZER?

Resumo: A sociedade e as atividades humanas estão sempre em grandes transformações. Na comunidade escolar não é diferente, a inclusão é o novo paradigma educacional que se deve ser discutido e aplicado na escola. Alunos, pais, educadores devem estar preparados para a inclusão e integração dos “alunos especiais”.

Palavras-chaves:   sociedade, educação, inclusão, integração.

Introdução

As atividades humanas estão em constantes mudanças, na comunidade escolar não seria diferente. As diversas diferenças que são evidenciadas como cultural, étnicas, religiosas, de gênero, etc. Há a desconstituição de vários preconceitos. Entre eles a inclusão, que consiste na ideia de que todas as pessoas devem ter acesso de modo igualitário a educação. Não permitido qualquer tipo de discriminação.

Na instituição escolar que há vários trâmites a serem seguidos, é necessário que se quebre barreiras. Nesse momento de inovação precisa-se falar em inclusão. Mas a comunidade escolar estaria preparada para receber de modo igualitário, pessoas com necessidades especiais, sem ter qualquer distinção? Tornando então a inclusão um procedimento natural e livre de qualquer preconceito.

Professores que se consideram incompetentes para ensinar com as diferenças que serão percebidas em sala de aula, em especial atender aos alunos com deficiência. E temos também os professores que foram capacitados especialmente para atender os alunos conforme Mittler diz:

“Os professores do ensino regular consideram-se incompetentes para lidar com as diferenças nas salas de aula, especialmente atender os alunos com deficiência, pois seus colegas especializados sempre se distinguiram por realizar unicamente esse atendimento e exageraram essa capacidade de fazê-lo aos olhos de todos (Mittler, 2000).”

O ensino escolar no Brasil, é taxado como um fracasso, tanto pelos pais, professores, alunos e em geral pela sociedade. A educação é marginalizada no Brasil, não a um incentivo para melhorar a qualidade do ensino e desconstituir esse preconceito do ensino escolar brasileiro.

 

“A escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa dos seus alunos, que são marginalizados pelo insucesso, por privações constantes e pela baixa autoestima resultante da exclusão escolar e da social — alunos que são vítimas de seus pais, de seus professores e, sobretudo, das condições de pobreza em que vivem, em todos os seus sentidos. Esses alunos são sobejamente conhecidos das escolas, pois repetem as suas séries várias vezes, são expulsos, evadem e ainda são rotulados como malnascidos e com hábitos que fogem ao protótipo da educação formal. (Maria Tereza, pág.18)”

           

            A comunidade escolar está apta a receber alunos com algum tipo de deficiência? Esse aluno, conseguiria aprender conforme as suas necessidades? Maria Teresa Égler Mantoan , expõe em seu livro metodologias a serem adotas para que a inclusão seja feita de modo que não atrapalhará a rotina escolar.

OBJETIVOS

Preparar e instruir os novos educadores acerca da inclusão. Grandes passos já foram dados e nada melhor que termos a formação desses novos Professores, para que os mesmos estejam preparados a abraçarem a inclusão. Saberem o que é, primeiramente. E depois executar com sabedoria e disposição o que aprenderam acerca da inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com