TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A PEDAGOGIA HOSPITALAR

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  2.491 Visualizações

Página 1 de 2

  PEDAGOGIA HOSPITALAR: CONSTRUIR PONTES ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO.

Como a Pedagogia pode ser trabalhada em hospitais e qual a Relação da família dentro de todo esse contexto?

INTRODUÇÃO

A Pedagogia Hospitalar é um meio de inclusão para as crianças que estão em hospitais, é importante o trabalho lúdico direcionando adequações para a preservação do desenvolvimento e a aprendizagem infantil. No Brasil, a legislação reconheceu através do Estatuto da Criança e do Adolescente Hospitalizado, o direito a educação é dever não só do Estado, mas da escola, da família e da sociedade, onde juntos devem buscar alternativas que amenizem as dificuldades encontradas pelos alunos, proporcionando a igualdade de direito em relação ao acesso à educação.

A Pedagogia Hospitalar vem de sendo uma grande ajuda para aqueles que estão reclusos em hospitais por conta de alguma doença, e por estarem nessa situação acabam se distanciando do mundo e das pessoas, sem ter contato com a escola, assim deixando de lado sua infância. É por esse motivo, se torna fundamental uma formação especifica de Pedagogos para ambientes hospitalares, sendo assim capaz de assumir o comprometimento com as necessidades de uma criança/adolescente hospitalizadas com propostas construtivas e criativas para que possam desenvolver atividades durante sua recuperação.

Os professores enfrentam muitas dificuldades no ambiente hospitalar, visto que este precisa conquistar o seu espaço no dia a dia na realização do seu trabalho com seus alunos, e criar assim uma parceria com a família e os profissionais que trabalham no hospital assim eles se tornam aliados nesse processo. Para que isso aconteça seria interessante criar algum tipo de atividade que trabalhe a interação entre todos os envolvidos.

Exercer a Pedagogia fora de uma escola é um desafio que o professor como pedagogo tem superado a cada dia, promovendo um espaço lúdico, afetivo, acolhedor, para que essa criança se sinta estimulada a dar continuidade a seus estudos, mesmo que esteja naquela situação.

Concluímos então que a pratica da Pedagogia em espaços não-escolares, é totalmente importante e necessário para oferecer à criança a continuação de suas atividades educativas, envolvendo o lúdico e o pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com