TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância das Atividades Lúdicas na Educação Infantil

Por:   •  2/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Brasil

Graduação de Pedagogia 

Vitoria Maria Scapim

A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil

Descalvado

2020

Sumário

  1. Introdução...........................................................03
  2. Metodologia........................................................05

Introdução

O processo de educação sempre foi de extrema importância para os antigos povos, pois somente atrás da educação, seus conhecimentos, crenças e culturas eram repassadas para a nova geração. Atualmente a educação é mais do quê uma forma de passar os conhecimentos adiante, pois através da educação o ser humano pode crescer como pessoa, desenvolver suas potencialidades e viver em harmonia com a sociedade e meio ambiente.

 E todo esse processo começa com a Educação Infantil. A Educação Infantil é à base de formação educacional de qualquer ser humano e precisar ser respeitada, levada a sério e compreendida como um aprendizado de fato, não como brincadeira.

 As oportunidades do conhecimento oferecidas as crianças tem papel fundamental no desenvolvimento da sua estruturação motora, cognitiva e social. Neste cenário está inserido a Escola e o Educador, onde ambos trabalham para oferecer a criança um lugar de alegria, de confraternização e de gosto pelo estudo, além de traçar caminhos capazes de transformar a sociedade. (DIAS,2013)

          Muito usado na Educação Infantil as atividades lúdicas, é freqüentemente vista como brincadeiras ou passatempo mais estão longe disso. Através dessas atividades as crianças desenvolvem a capacidade motora, o raciocínio, a memorização, a criatividade e imaginação, habilidades essas vitais e necessárias para o processo de aprendizagem.

A Educação Infantil tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança, abrangendo os aspectos físico, psicológico, intelectual e social (art. 29 da LDB), e assim proporcionar a criança um ambiente de bem estar, propondo atividades que contribuam para despertá-lo na sua curiosidade e espontaneidade. A criança precisa ter tempo e espaço para a realização de brincadeiras, um ambiente rico com jogos e brincadeira e a estimulação da ludicidade, a qual pode ocorrer no ambiente familiar e também na escola. A diferença entre as duas instâncias é que na escola a brincadeira tem um foco organizado pelo professor, com vistas ao processo de ensino e aprendizagem do aluno. (SILVA, 2014)

         Lúdico, palavra com origem do latim ludos significa jogo,divertimento.Então atividades lúdicas são atividades de entretenimento,divertimento, são caracterizadas como brinquedos ou brincadeiras mais livres de regras ou normas, não visam a competição como foco principal mais sim, o prazer de realizar determinada tarefa, são  cheias de surpresas e desafios, também é padrão a presença de motivação para cumprir os objetivos.

O lúdico, como estratégia de ensino, pode ser um grande aliado no ensino aprendizagem dos alunos, principalmente se tratando da educação infantil, que é uma fase na qual as crianças movimentam-se intensamente buscando desvendar o mundo que os cerca. Pode estar associado a jogos, brincadeiras, interesse, prazer, além de ajudar a desenvolver a criatividade e de proporcionar bem estar aos educandos. O lúdico acompanha a criança em todos os aspectos e fases de sua vida, inclusive nas séries iniciais da Educação Infantil.( SILVA,2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com