TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações Gerenciais

Pesquisas Acadêmicas: Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  3.323 Palavras (14 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

O conceito básico de Contabilidade é o de ciência que registra, interpreta e estuda os fenômenos que afetam o patrimînio de uma entidade, organização ou empresa. A contabilidade tem como áreas a Contabilidade Fiscal, Contabilidade Pública, Contabilidade Gerencial, Contabilidade e Auditoria, Perícia Contábil, Análise Econômica e Financeira de Projetos, Contabilidade Ambiental, Contabilidade Atuarial, Contabilidade Social e Contabilidade Agribusiness.

A Contabilidade Gerencial foco de nossa pesquisa, auxilia a administração na otimização dos recursos disponíveis na entidade, através de um controle organizado e estratégico do patrimônio. Dentro da Contabilidade Gerencial existem algumas matérias que são básicas para seu desenvolvimento eficaz. São elas:

A Contabilidade Básica se faz necessária, pois, através da mesma será obtido o conhecimento de todo o processo de geração das informações contábeis, desde o que originou a informação, até como controlar e apresentar a mesma. Em outras palavras a Contabilidade Básica proporcionará o conhecimento dos fundamentos da Contabilidade.

É através da Teoria Geral da Contabilidade que iremos entender a ciência contábil e conhecer a profissão, aplicando adequadamente os princípios da contabilidade e suas normas nos registros e controle das variações patrimoniais das empresas. E assim elaborar os relatórios contábeis de acordo com estas e com a Lei das Sociedades por Ações.

A Economia é importante em todas as áreas porque faz girar o mundo. E na Contabilidade Gerencial não é diferente, o Contador tem que estar ciente do que acontece ao seu redor para conseguir tomar decisões que envolvam atividades econômicas mais coerentes, confiáveis e ter uma tomada de decisão correta. Precisa estar atento com a legislação atual.

Usa-se Matemática em contabilidade para informar, e depois para analisar os conteúdos da empresa, em números, auxiliando no fechamento algébrico das demonstrações contábeis, entre elas, o Balanço Patrimonial que representa causa e efeito, algebricamente. A verdade é que todas as ciências podem necessitar da cooperação da matemática para provar seus enunciados.

O Contador Gerencial não vive sem a Informática. O profissional utiliza programas informatizados para gerar demonstrações contábeis, financeiras e realizar as análises necessárias. Gerando as informações com prazos menores e sem erros. Assim, suas análises viabilizam as exigências de seus administradores na tomada de decisões. O perfil deste profissional nos dias de hoje é de estar sempre atualizado, por isso é primordial estar usando uma das suas principais ferramentas de trabalho: A informática.

A Psicologia Organizacional é uma ciência que estuda o comportamento humano. Independente da área, lidamos com pessoas todo tempo e saber lidar com o ser humano e entender seu comportamento, é imprescindível para o profissional contábil, pois é da sua relação com o empresário, funcionários, encarregados, entre outros, que dependerá seu sucesso profissional, como por exemplo, o modo de pensar, agir e orientar pode influenciar na tomada de decisão.

A Língua Portuguesa é indispensável para que as pessoas possam administrar de forma eficiente e eficaz, pois é necessário comunicar-se constantemente. A contabilidade é um processo de comunicação no qual o contador tem o papel de observar os eventos econômicos e comunicá-los aos diversos usuários por meios de relatórios contábeis, internet, visitas, telefonemas, reuniões, de forma clara, objetiva, auxiliando nas tomadas de decisões, sempre visando o usuário da informação, pois é para ele que se dirigem as informações.

Já a Metodologia Científica oferece base para o desenvolvimento da leitura e interpretação de texto, com o intuito de maximizar o nível de compreensão, organização e busca por informações. Ao conseguir desempenhar todas essas matérias o profissional contábil (contabilista) pode possuir acesso a um mercado de trabalho que hoje conta com 5,1 milhões de entidades no país. Dessas, 98% são micro e pequenas empresas, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às micros e pequenas empresas. As possibilidades de emprego são bem maiores que o tamanho da categoria que possui cerca de 200 mil bacharéis atuando na área, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), “é um dos melhores mercados de trabalho”.

Gostar de matemática e ser bom nas ciências exatas não são requisitos obrigatórios para ser um contador, garantem os profissionais da área. Ter raciocínio lógico e saber se comunicar bem são características que se encaixam melhor no perfil do profissional de ciências contábeis. Não menos importante, é que o contabilista precisa ser um profissional flexível, autodidata e preparado para enfrentar desafios de uma profissão na qual a competição e exigências crescem a cada dia.

O contabilista precisa conhecer e utilizar-se de relações humanas, além de técnicas de administração. Não pode ficar alheio ao mundo que o cerca, e precisará ler continuamente, tornando-se um autodidata com excelência. Precisa utilizar um grande senso ético, ter capacidade de inovar e criar, desenvolvendo também sua capacidade de adaptação - pois mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo.

O Contador Gerencial possui como ferramenta principal de seu trabalho a Informação Gerencial (estratégica), tema que abordaremos em nossa pesquisa. Sendo assim, qual é a finalidade da Informação Gerencial?

Uma das hipóteses é dar suporte para seus usuários, fornecendo segurança e sustentabilidade para decisões que se façam necessárias.

O objetivo desta pesquisa é demonstrar o impacto da informação Gerencial em decisões que interfiram no futuro do patrimônio da entidade.

Essa pesquisa se faz importante para demonstrar a importância de um planejamento estratégico nas atividades que envolvam o patrimônio, que pertença tanto a empresas como á pessoas físicas, queremos demonstrar que a partir do mesmo é possível diminuir os riscos e ampliar os lucros e dessa maneira proporcionar uma melhor qualidade de vida para toda população.

A metodologia a ser aplicada nesse trabalho será a pesquisa bibliográfica para extrair o máximo de informações sobre o tema e no questionário que contêm três questões alternativas e uma questão dissertativa, onde foi enviados para dezoitos contadores do Alto Tiete, para a constatação ou não da importância das informações gerenciais.

INFORMAÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com