TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integracao escola e comunidade

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.718 Palavras (11 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Licenciatura em Matemática

Pratica de Ensino: Integração Escola x comunidade

(PE:IEC)

Postagem 2: Atividade 2

         Projeto de integração entre a Escola e a comunidade

Nome: Mônica da Silva Morais

RA: 1329936

Salinas MG

2015

Nome: Mônica da silva morais

RA: 1329936

POSTAGEM 2:ATIVIDADE 2                                                                   PROJETO DE INTEGRACAO ENTRE A ESCOLA E A    COMUNIDADE

 

Projeto apresentado pela Universidade                                                                         Paulista – UNIP, do curso de Matemática, como um dos requisitos para obtenção da nota na disciplina Pratica de Ensino: Escola x Comunidade, ministrada pelo (a) professor (a)

                                                   

                                         

Salinas MG

2015

 

1- INTRODUÇÃO:

                                                                                                                                                                                                 
Temos como objetivo do projeto o completo resgate da integração entre a escola e a comunidade. Analisando os caminhos para a participação da comunidade na atuação da Gestão Escolar, interagindo com os eventos da escola, atividades extra classes, reacendendo o projeto Amigos da Escola. Tendo como idéia que a escola só terá maior potencial através de um processo democrático, cabendo ai a Gestão de organizar e preparar esse processo com ajuda dos seguimentos inseridos na escola. Podendo a escola demonstrar maiores estabilidades de buscar e abrir novas oportunidades para contribuir e desenvolver o processo de aprendizagem dos alunos. Onde de fato, iremos buscar a parceria não só dos pais, como também do Conselho Escolar, do Conselho de Classe e demais entidades que contribua para as decisões importantes da escola.
A questão preocupante são os fatores que atentam para dificultar tal tarefa como: a falta de participação dos pais na escola para que desempenhe seu papel no processo escolar, a falta de estimulo dos professores para desempenhar seu papel quanto formador de opiniões, de forma a contribuir com o fortalecimento do desenvolvimento articulado do projeto. 
Dentre tantos estudiosos do campo da educação, atentamos para Paulo Freire, que mostra que é de vital importância que a comunidade escolar seja sumariamente efetivada no desenvolvimento da Educação democrática.
A comunidade escolar, pode ser como todo elemento que direta ou indiretamente participa e contribui para o bom funcionamento da escola como: os alunos, os pais e os professores, os funcionários e comunidade em geral. Diante do exposto, fica claro que a família dos alunos tem destaque principal na discussão, pois caminhando lado a lado com a escola compartilha interesses comuns na busca por uma educação de qualidade.

2 - JUSTIFICATIVA

A relação da escola com a comunidade é um problema que vem repercutindo a muito tempo nas escolas do Brasil, aos poucos no decorrer dos anos foi-se implantando projetos para trazer os pais a participarem da educação dos seus filhos, participarem das atividades escolares, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental “O Bosque”, também sofre com este grave problema. E a interação da escola com a comunidade muito contribui para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos. E o foco maior deste projeto e buscar de forma agradável desenvolver o bom relacionamento da Gestão da escola com a comunidade em torno da escola, promovendo a troca de conhecimentos, envolvendo a comunidade no processo ensino aprendizagem, e estender esse processo até as residências. Despertar a importância da educação em um plano onde podemos até trazer os pais para estudar a EJA a noite. 
Recai a importância ainda do projeto, para o nosso plano educacional, pois o mesmo contará com apoio maçante de toda equipe de docentes, e demais equipe de apoio, buscando neste sentido uma integração onde a comunidade terá oportunidade de participar dos planejamentos escolar, onde os pais saberão o que realmente seus filhos estão aprendendo, sendo informado do IDEB e sua importância para as escola e que essa parceria, escola e comunidade irá resgatar valores e fortalecer o ensino aprendizagem.

3 - OBJETIVO GERAL
Induzir a integração permanente dos pais dos alunos na escola, não só dos pais , mais de toda comunidade, promovendo de forma organizada o autoconhecimento dos pais sobre a funcionalidade, projetos, atividades, desempenho. Ter um portal de transparência não só para o desenvolvimento da educação mais também os recursos adquiridos. E mais importante, mostrar que a escola é de todos, e fazer parte dela, pode desenvolver e muito a comunidade.
3.1 - OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Criar mecanismos dinâmicos para trazer a comunidade para participar do processo aprendizagem;
- Desenvolver mecanismos de relações interpessoais com cada família que tem alunos matriculados no estabelecimento;
- Criar eventos que tenha clima de relacionamento dinâmico e saudável com os pais e alunos; 
- Promover reuniões bimestrais com calendário especifica e por etapa de ensino para melhor interagir com os pais;
- Abrir as portas da escola para comunidade.

4. PRESSUPOSTO TEÓRICO

4.1 VISÃO GERAL DA INTEGRAÇÃO DA ESCOLA E COMUNIDADE

È de conhecimento comum, que a democratização da educação no Brasil tem sido um processo lento, que a pouco veio a se destacar em uma visão tanto interna quanto externa. Atribui-se o fato a formação da sociedade brasileira, devido a seu contexto histórico, onde houve poucas participações no processo educacional. 
A democratização da educação brasileira, que veio movimentando-se de forma vagarosa, passou por varias etapas até chegar não ao almejado, mais em uma forma mais satisfatória, tendo como uma das idéias de democratização da educação o direito universal ao ensino, e somente mais tarde, foi a ideia foi tida como direito de ensino de qualidade e a participação efetiva democrática nas escolas e sistemas de ensino.
Com a promulgação da Constituição Federal em 1988, foi institucionalizado em âmbito federal as práticas já ocorrentes de gestão democráticas em vários sistemas de ensino no Brasil, tanto no estadual, quanto no municipal. Sendo ainda reforçado pela Lei 9394 de 20 de dezembro de1996, no seu Artigo 14. Que viria reforçar o instituído na Constituição. Trazendo assim a LDB, ferramentas importantes para gestão democrática: Que a Escola me teria elabora seu Projeto Político Pedagógico, tendo participação importante de sua comunidade e seus seguimentos e dos profissionais da educação. Em suma , a lei estabelece que haja um principio de gestão democrática, atentando para a importância que esta gestão se concretize de forma coletiva, atingindo toda uma comunidade. Mais o mais importante, para que esse objetivo aconteça é preciso muitas condições. Como cria espaços para participações, espaços para tomadas de decisões coletivas, e que o poder das decisões seja universal.
Como podemos identificar, a historia da educação brasileira, para chegar até onde estar passou por vários movimentos, como o movimento do educadores, em 1930, que posteriormente chegou ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, onde lutava pela a importância da democratização na educação do país .

Porem, o que esta no papel, nem sempre é real. Se não tiver a atitude, se não tiver pessoas com interesses para lutar e concretizar os objetivos. Ou então tudo paira na fantasia do não realizável.

- “a democracia como qualquer sonho, não se faz com palavras desencarnadas, mas com reflexão e prática”. (Freire, 2003, p.91)

Destacamos aqui que suscito projeto é o resultado de pesquisa é de caráter teórico prático, suscetível a revisão periódica pra se adequar as mudanças e necessidades desenvolvidas na comunidade.

4.2- ARTICULAÇÃO PARA INTEGRAÇÃO DA ESCOLA E COMUNIDADE

Já é abusivo o termo que só se constrói uma educação de qualidade com Gestão Democrática e participação da comunidade, que a escola é a continuidade da família. Atribuindo a escola o papel de levar cultura, e ensinar a desenvolver seu papel na sociedade. Mais quando a escola precisa de sua parceira para tomada de decisões, ou para conseguir desenvolver algum trabalho, é que chega aos obstáculos. Isto é, efetuar a participação deste pais na escola é um problema grave.
Analisando a realidade situacional da comunidade, sabemos que a maioria dos pais não possui uma renda fixa, não possui uma educação concluída, muitas vezes moa na roça e deixa os filhos na casa de parentes. Às vezes quer vir na escola, mais teme como vai ser atendido ou não possui um tempo disponível. Devemos criar roteiros de visitas, sendo catalogados todos os endereços, e fazendo uma triagem nos pais mais ausentes. Procurar descobrir quais são os reais fatores que impedem sua vinda até a escola, observar se realmente não tem tempo disponível. 
Criar uma equipe de visitadores, para ir a casa dessas famílias, sempre ter o cuidado de não causar uma impressão superioridade. ( como usar uma roupa demasiadamente de grife, falar de forma culta) ser gentil, educado, carinhoso, transparecer uma pessoal de igual índole. Mostrar que as pessoas da escola são pessoas como elas que erram, que tem problemas, divida, que todos os problemas que os pais passam, os funcionários da escola também passa.
Nas reuniões de pais e professores, criar dinâmicas em que pai interaja,participe. Criar espaços para que criem e divulguem suas opiniões, falem sobre alguns eventuais problemas que tenha ocorrido e não foi resolvido. Ter sempre que puder a participação do Conselho escolar, e todas às vezes o conselho de Classe.
Criar reuniões com os pais por etapa de ensino, para poder se catalogar melhor a presença, se conheça melhor cada pai e seu perfil, e fazer a interação entre todos os pais, professores e a gestão.
Nas apresentações de trabalhos, peças dos alunos, sempre convidar os pais, para que possam acompanhar estimular e elogiar, trazer aquele ar de segurança.
A flexibilidade para solucionar problemas, o senso crítico e a criatividade podem ser muito relevantes para elevar a autoestima dos pais de modo a propiciar maior disponibilidade para estar mais presente na escola e, assim, conseguir sucesso na qualidade de ensino. O fato é que é preciso trabalhar com respeito, cordialidade e atenção à relação com 
os pais de nossos alunos. Assim, investe-se na conquista dos pais e, 
conseqüentemente, na permanência dos alunos na escola.
Em toda reunião de pais, induzir os pais a se manifestarem, expor suas ideias, abrir espaços para serem ouvidos em oportunidades individuais.
Os Conselhos sempre devem ter espaço nas reuniões, trazer propostas, divulgar convites.

4.3 - SONDAGEM DE PROBLEMAS COM DESENVOLVIMENTO DO ALUNO 

A coordenação pedagógica irá fazer um levantamento de dados sobre rendimento escolar, freqüência dos alunos, desistência para organizar os visitadores para saber da situação e junto com os seguimentos buscar solução viável. Pois o objetivo principal é a participação dos pais na aprendizagem dos alunos.
Articuladamente tudo deve ser registrado, para ser analisado, ver se o que foi planejado foi feito. Esbarrou-se em dificuldades, procurar consertar para não prejudicar a continuidade do trabalho.
Fazer uma reflexão em cima do Projeto Político Pedagógico da Escola, se já não precisa de atualização, se realmente ainda esta condizendo com as realidades da atual escola. Pois o Projeto Político Pedagógico é o principal implementado da gestão democrática na escola, é através deste processo, que podemos dizer político, pelo qual as pessoas deliberam e planejam as soluções de problemas decorridos na escola, primordialmente tem por base a participação de todo segmento da escola, desenvolve o respeito ao conjunto de normas coletivas criadas para as tomadas decisões e garantir o total acesso as informações. É importante ressaltar que este conjunto de ações não é controlado por Leis, é resultado direto da gestão e da participação.
Não podendo se perder a esmo toda uma trajetória de conquistas indispensáveis para propagar mudanças mais do que necessárias, não somente no interior da escola, mais em todo espaço que ela esta inserida.
Temos que avaliar que o PPP, não tem que ser uma ferramenta que vir a interagir com a escola devido à necessidade de o aluno aprender. Mais sim criar a concepção que de uma forma ele esta contribuindo para desenvolver o bem cultural ao seu redor e que como resultado o terá mesmo o beneficio da cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com