TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Escola Comunidade

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 8

EXTRATO DE TRABALHO


Introdução

O presente trabalho destina-se a apresentar o Relatório de Caracterização da Escola e da Comunidade, destacando as peculiaridades da escola escolhida e a comunidade localizada

1. Caracterização da Escola

1.1. Identificação

1.2. Análise crítica do ambiente Físico

  1. A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?
  2. O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?
  3. A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?
  4. Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?

1.2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

  1. Que atividades são desenvolvidas?

A bibliotecária tem a prática de procurar os professores e informar-lhes os títulos dos livros e periódicos, bem como os boletins eletrônicos disponíveis. A ideia é combinar com os mestres a realização de aulas dentro da biblioteca, procurando desenvolver nos alunos o hábito de manusear e consultar livros.

O laboratório de Informática é usado nas aulas de Informática, integrantes da matriz curricular, o acesso à Internet é feito nos terminais da biblioteca. O laboratório de Ciência é usado nas aulas de Ciências do Primeiro Grau e nas aulas de Física, Química e Biologia do Segundo Grau.

  1. Quem utiliza essas dependências e com que frequência?

A biblioteca é frequentada por professores para consulta ao material didático e por alunos nas aulas programadas. Infelizmente o comparecimento dos alunos à biblioteca não acontece conforme a frequência desejada pela instituição, apesar das ótimas instalações e recursos disponíveis, restringindo-se praticamente às aulas programadas, com raras exceções. Os laboratórios de Informática e Ciências são usados pelos alunos nas aulas programadas.


  1. Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?

A utilização da biblioteca e dos laboratórios é objeto de planejamento dos coordenadores com os professores, sendo amplamente discutidos os objetivos a serem alcançados. Minha impressão foi o de um planejamento bem feito, apesar de ser difícil convencer os alunos de hoje, entretidos com seus smartphones nas redes sociais, da importância das bibliotecas e da prática de laboratório.

  1. Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?

O planejamento da utilização dos recursos pelos coordenadores e professores, mostra uma preparação para as atividades, sendo um ponto bem positivo. Talvez fosse mais fácil atingir esses objetivos, procurando uma linguagem mais próxima dos jovens. Tal observação não se trata de uma crítica, pois é muito difícil conseguir sucesso nessa tarefa.

  1. Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

A proposta do Colégio de ser internacional, ensinando a língua espanhola, desde as primeiras séries, parece bem adequada à realidade atual de formação de futuros profissionais, capazes de atuar num mundo globalizado.

1.3. Características da gestão escolar

  1. Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?
  2. Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?

Existe um conselho pedagógico, composto pelos dirigente e coordenadores, existe um plano de metas, um planejamento estratégico e uma agenda de reuniões periódicas.

Dentre as decisões relevantes tomadas, está a reestruturação da matriz curricular das séries, bem como o estudo de formas de motivação dos jovens, perante ás distrações de vida moderna, como os celulares. São programadas reuniões de pais e mestres, de periodicidade mensal, na medida do possível. Os alunos são visitados pelos coordenadores em sala de aula, podendo manifestar suas opiniões.

  1. Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?

A proposta pedagógica se inicia com uma descrição da comunidade onde o colégio está inserido, destacando a vocação de comércio, perspectivas futuras e um perfil sócio econômico da região. Na minha avaliação o documento se propõe a apresentar um estudo sobre a região, procurando identificar o perfil do aluno e como se preparar para corresponder às suas expectativas, podemos dizer que isso representa uma reflexão sobre a comunidade escolar, com ênfase no aluno e um instrumento de planejamento para os profissionais de educação

  1. Há comentários relevantes sobre outros aspectos?

Foi observado um forte viés pedagógico no Colégio, sendo a reflexão do processo de ensino e aprendizagem uma constante.

1.4. Organização administrativa e pedagógica

  1. Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com a apresentação do organograma)?

A estrutura organizacional me foi passada em conversa com diretores e coordenadores. Com base nessas informações, montei o organograma da escola, conforme apresentado a seguir:

[pic 1]

A Diretoria de Administração é a responsável pela manutenção da instituição e a gestão dos diversos contratos e serviços administrativos.

A Diretoria Financeira é a responsável pela gestão dos recursos financeiros da instituição e pelo pagamento dos salários dos funcionários.

O Colégio tem como um de seus pilares, a proposta de ser internacional, tendo convênio com colégios da Argentina e promovendo o estudo do espanhol em todas as séries. Pela ênfase dada ao assunto, a estrutura organizacional contempla uma diretoria específica para tratar de intercâmbios internacionais.

A Diretoria Pedagógica é onde estão concentradas as estruturas organizacionais destinadas ao ensino, abrangendo a coordenação, os professores, a orientação pedagógica e os recursos de apoio ao ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com