TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigação Sobre O Processo De Formação De Futuras Lideranças Das Lojas Kalunga

Exames: Investigação Sobre O Processo De Formação De Futuras Lideranças Das Lojas Kalunga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/1/2015  •  3.228 Palavras (13 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO IPIRANGA

CURSO DE GESTÃO COMERCIAL

MARIA DO SOCORRO GONDIM PATRIOTA

VITOR PAGLIARONI DE OLIVEIRA

Investigação sobre o Processo de Formação de Futuras Lideranças das Lojas Kalunga

São Paulo

2013

MARIA DO SOCORRO GONDIM PATRIOTA

VITOR PAGLIARONI DE OLIVEIRA

Investigação sobre o Processo de Formação de Futuras Lideranças das Lojas Kalunga

Projeto para avaliação da disciplina de Primt IV do curso de Gestão Comercial da Fatec Ipiranga, sob a orientação do Professor Mestre João Alves Pacheco.

São Paulo

2013

Dedicamos este trabalho aos nossos amigos e professores do curso de Gestão comercial, e em especial ao Professor Mestre João Alves Pacheco pelo incentivo e orientação.

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de investigar e descobrir como é feito o processo de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de futuras lideranças da loja Kalunga do Ipiranga, por meio do programa de trainees. O artigo vai descrever as etapas desde a fase do processo de recrutamento até a fase final do programa e avaliar se a empresa realmente está treinando o futuro gestor da loja para assumir uma função de líder; em comparação com o referencial que está sendo utilizado neste trabalho pode-se avaliar e concluir se de fato a empresa está seguindo os passos de acordo com o que está sendo aprendido na teoria. Neste artigo contém informações e dados que foram pesquisados na própria loja.

Palavra-chave: Recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de trainees.

ABSTRACT

This article aims to investigate and find out how is the process of recruitment, selection, training and development of future leaders Store Kaluga Ipiranga, through the trainee program. The article will describe the steps from the stage of the recruitment process to the final stage of the program and assess whether the company is actually training the future store manager to take on a leadership role, in comparison with the benchmark being used in this work can evaluate and decide if in fact the company is following the steps according to what is being learned in theory. This article contains information and data that were surveyed in the store.

Keyword: Recruitment, selection, training and development of trainees.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 7

2. HISTÓRICO DA EMPRESA 8

2.1. Organograma da loja 9

3. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO - PROGRAMAS DE TRAINEES 11

3.1. Treinamento e Desenvolvimento do Programa de Trainee 12

4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 13

5. ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA 14

6. Considerações Finais 16

REFERÊNCIAS 17

ANEXO 19

1. INTRODUÇÃO

O artigo vai estudar os processos de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de futuras lideranças em uma empresa nacional de comércio varejista de papelaria e informática, especificamente a loja Kalunga da Rua Bom Pastor, 2912, situada no bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo.

O cenário do comércio de varejo é crescente e interessante, visto que empresas de comércio varejistas desempenham importante papel na contratação de funcionários no Brasil.

De acordo com informações obtidas com funcionário da loja Kalunga, a empresa vem contratando trainees para formação de futuros gestores das lojas. A Kalunga é uma empresa consolidada no mercado pela tradição no mercado de varejo e vem adotando o programa de trainess para a formação de novos gestores das lojas.

Considerando a importância da formação de boas lideranças para o sucesso das empresas é relevante conhecer o conceito de liderança para entender o que define um grande líder.

Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. Como essas posições subtendem certo grau de autoridade, um profissional pode assumir um papel de liderança apenas em função do cargo que ocupa. (ROBBINS, 2009, p. 154).

O objetivo geral deste artigo é compreender como é realizado o processo de captação, treinamento e desenvolvimento de futuras lideranças da Kalunga e para alcançar o objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos:

• Levantar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com