TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras - Reflexões Acerca da Expressão "Cultura Surda"

Por:   •  4/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

REFLEXÕES ACERCA DA EXPRESSÃO "CULTURA SURDA: 44

Quando a gente pensa em cultura, o que vem a cabeça é um conjunto de praticas de um grupo: língua, artes, religião, modos de pensar e agir

Na área da surdez, a gente também encontra a palavra cultura, mas como uma referencia pra língua de sinais, cultura surda.

Temos dois modos de discutir essa questão. A primeira, diz que os surdos não podem ser considerados membros de uma cultura diferente só por falarem uma língua determinada, já que o termo cultura é muito mais amplo do que só se ter uma língua em comum.

A outra forma, diz que os surdos crescem segundo os mesmos valores, crenças e regras que os ouvintes, os dois então, crescem numa mesma cultura a partir do momento que participam de uma mesma comunidade.

O modo de se comunicar, o jeito que é usado pra se expressar não configura uma cultura diferente, só mostra uma peculiaridade de um grupo dentro de uma sociedade .

Em outras palavras, não tem como admitir essa idéia de cultura surda.

Assumir a existência da cultura surda é a mesma coisa que segregar os surdos e os ouvintes.

Por que olha por exemplo, é acreditado pela sociedade que o termo "cultura surda" é algo exclusivo dos surdos e dos profissionais da área, enquanto que os outros grupos da sociedade, ou seja, os ouvintes é excluída a participação deles quando se usa essa expressão, como se a utilização do termo cultura nesse caso fosse apenas pra um grupo especifico.

O próprio discurso sobre desigualdade também faz parte desse processo de separação social, um processo que em vez de aproximar os surdos dos ouvintes, acaba distanciando eles, já que mostra o que eles tem de diferente e nao o que tem em comum.

A criação de grupos surdos é reflexo dessa segregação quando por exemplo há grande porcentagem de casamentos endógamos, que no caso é o casamento de um individuo com um membro do mesmo grupo, ou seja, um surdo casando com um surdo. Os membros da comunidade acreditam que se deve casar com um membro que pertença ao mesmo grupo, o casamento com a pessoa ouvinte acaba sendo desaprovado pela própria comunidade.

O que acontece é que a delimitação de espaços específicos para os diferentes mostra que a nossa sociedade nao consegue lidar com as diferenças e de conviver nos mesmos espaços. Assim até mesmo o discurso dos proprios surdos acabam por legitimizar esse problema de nao conseguir lidar com as diversidades quando eles usam o termo "cultura surda".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (24.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com