TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Surda - LIBRAS

Por:   •  10/3/2016  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  2.218 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE LIBRAS

Acadêmico: Braulio Galhardo Biazon Jr.        

3º de História

Turno: manhã

        Desde muito tempo perpetua-se a imagem engessada de que os surdos como pessoas deficientes, não conseguem viver da mesma forma que qualquer outro indivíduo e sendo assim precisam de constante ajuda pois devem ser inseridos na cultura ouvinte. A verdade é que assim como qualquer outra pessoa, os surdos podem sim viver normalmente e apenas são impossibilitados de sua independência quando desde pequenos são privados do contato com a cultura surda.

        A comunidade surda possui maneiras próprias de se relacionar assim como de entender o mundo a sua volta. Como compreendem tudo de maneira extremamente visual, as imagens tem grande importância para os surdos e a maioria dos elementos de sua cultura é composta por estímulo visual, inclusive a musica. Livros infantis que expliquem a criança que ela é apenas diferente assim como todos os seres humanos são entre si e que ser surda não a impossibilita de fazer o que quiser, incluem-na desde pequena na cultura surda e a incentiva a pensar em si mesma como parte de algo maior.

        Essa cultura é muito mais ampla e complexa do que os ouvintes pensam, ela é a maneira como os surdos ajustam o mundo a sua perspectiva e como constroem a sua própria identidade. Piadas, dança, musica, poemas, literatura entre outros existem de maneira diferenciada na cultura surda e fazem parte da maneira destes verem o mundo, é importante dizer que diferenciação das tentativas de inclusão social criada pelos ouvintes, pois estas são desprovidas dos estereótipos desenvolvidos por estes ao pensar sobre a comunidade surda.

        Porém a cultura surda vem ganhando reconhecimento entre a sociedade graças a luta dessa comunidade desde muito tempo atrás pelo seu espaço e respeito. Um exemplo é a LIBRAS como língua oficial aqui no Brasil, somos um país bilíngue e essa língua é oficial junto ao português.

Sendo assim, os surdos ainda são muitas vezes incompreendidos, mas cada vez mais luta-se para entender-se que não são “incapacitados” socialmente e intelectualmente. Eles possuem sua própria maneira de comunicar-se e de aprender, assim como uma própria língua, entre outros artefatos culturais.

Referências:

CULTURA SURDA. Deficiente auditivo, surdo, Surdo? Disponível em: http://culturasurda.net/breve-introducao/. Acesso em: 06 nov 2015.

PORTAL DO SURDO. Cultura surda. Disponível em: . Acesso em 06 nov 2015.

UFRGS. Comunidade e Cultura Surda do Brasil. Disponível em: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/libras/unidade1/comunidade_culturasurda.htm. Acesso em 06 nov 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com