TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIBRAS APROXIMANDO AS CULTURAS SURDAS E OUVINTES

Por:   •  27/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome do Aluno (a): 

Curso: Pedagogia

Polo: Rio Real - BA

A LIBRAS APROXIMANDO AS CULTURAS SURDAS E OUVINTES

É inegável que a linguagem se apresenta como componente essencial para os sujeitos, pois é através dela que se torna possível a apropriação da cultura no entorno, construímos nosso entendimento sobre o micro e o macro espaço no qual estamos inseridos, bem como construímos nossas relações socioafetivas. Compreende-se assim que a linguagem tem papel fundamental na construção dos sujeitos, onde por meio dela, por ela e com ela que as pessoas se comunicam umas com as outras e até mesmo com o universo.

Diante disso, pode-se dizer que a Líbras consiste no ingresso dos surdos no mundo da linguagem, colaborando para que estes possam construir sua língua natural, essencial para a constituição de uma linguagem própria e identitária, que possibilite promover o desenvolvimento individual e social dos surdos, da mesma forma que a linguagem oral-auditiva permite que os ouvintes se desenvolvam.

São diversas as diferenças entre a linguagem na modalidade oral-auditiva (linguagem dos ouvintes) e a linguagem na modalidade espaço visual (linguagem dos surdos). E nesse sentido é interessante ressaltar aqui destacar o que defende Ferreira (1997 apud. BERNARDINO, 2012) ao comentar que por se tratar de uma linguagem manual e de percepção visual, os sujeitos fazem uso do corpo para a transmissão da mensagem visual. Assim sendo, “a exploração do espaço físico e o uso do próprio corpo são importantes elementos na interação”, pois isso favorece a iconicidade, visto que esse espaço é mais palpável do que o tempo, que é o instrumento utilizado pelas línguas orais-auditiva (BERNARDINO, 2012, p. 251).

Outra característica típica da Libras é que alguns de seus sinais são iguais e apresentam significações diferentes, a depender das expressões para diferencia-los. Dessa forma, nota-se que as línguas gestuais-visuais apresentam sinais que, associados a expressões corporais e faciais, exprimem o pensamento que é capturado pela visão e compreendido através dos contextos nos quais estão sendo utilizados.

Do mesmo modo, alguns sinais de Libras apresentam como traço diferenciador de suas configurações, a expressão facial ou corporal, sendo de fundamental importância o uso de expressões fisionômicas apropriadas para que a pessoa surda sinta e compreenda. Nesse sentido, a expressão se torna relevante, devido ao fato de poder modificar o significa de um sinal.

Entende-se então que as expressões faciais e corporais podem significar uma interrogação, uma exclamação, uma negação, uma afirmação e até uma ordem.

Diante do exposto nesse trabalho compreende-se que a linguagem corporal e a expressão facial apresentam grande relevância para a comunicação em Libras, visto que esses recursos são utilizados pelo sinalizador para dar entonação ao discurso.

Referencias

BERNARDINO, Elidéa Lúcia Almeida. O uso de classificadores na língua de sinais brasileira. ReVEL, v. 10, n. 19, 2012. Disponível em: <www.revel.inf.br>. Acesso em 10 set. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com