TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e o Gerente Minuto

Por:   •  6/4/2016  •  Resenha  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  2.171 Visualizações

Página 1 de 2

LIDERANÇA E O GERENTE MINUTO

O livro “Liderança e o Gerente minuto”, escrito pelo Ph.D. Kenneth Blanchard, faz parte de uma série de livros intitulado “O Gerente Minuto” e conta a história de uma empresária que procura pelo personagem principal, que recebe o nome de gerente minuto, empresário e grande líder. Ela está precisando de uma consultoria sobre liderança e ouviu falar que o gerente minuto é especialista no assunto.

Esta história trata de um estilo de liderança chamada “Liderança Situacional”, que consiste em diferentes tipos de liderança para cada tipo de pessoa. Uma vez que as pessoas são diferentes, respondem melhor a determinados estilos de liderança.

O primeiro estilo exemplificado é aquele onde a tarefa é designada e o líder trabalha lado a lado do subordinado, perguntando-lhe opiniões, mas sendo o responsável pelas tomadas de decisões. O líder ajuda a planejar aquilo que precisa, assim o subordinado sabe exatamente o que o líder quer. Esse estilo é muito apropriado para pessoas que ainda são novas no cargo e não dominam inteiramente suas funções.

Outro estilo é um mais democrático, onde a pessoa subordinada tem mais liberdade. O líder acompanha as situações, fornece as informações necessárias mas permite que o responsável pela tarefa tome as decisões. Torna-se uma ligação de igual para igual. Juntos, chegam na decisão melhor a tomar. Para pessoas mais experientes é um ótimo estilo de liderança, pois motiva o funcionário que se sente parte da organização.

Existem pessoas, porém, que precisam dos dois estilos de liderança: ora sendo necessário um estilo mais autocrático, ora mais democrático.

O ponto chave e essencial é o líder usar sua flexibilidade e saber diagnosticar cada tipo de pessoa e os estilos que elas melhor se desenvolvem.

A leitura desse livro me deu base para a pesquisa mais profunda de diferentes tipos de liderança. Dentre as áreas da administração, vou me especializar em RH, sendo que a liderança aos funcionários e a consultoria, que precisarei prestar aos gestores das diferentes áreas da empresa, serão absolutamente necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com