TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Artigo: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 2

A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651 – 1715), justamente com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutura maniqueísta, a fim de demarcar claramente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado. A maioria dos contos de fadas, fábulas e mesmo muitos textos contemporâneos incluem-se nesta tradição.

Naquele momento a literatura infantil, constitui-se em gênero em meio as transformações sociais e repercussão no meio artístico.

Os contos de fadas conhecidos atualmente surgiram na França, ao final do século XVII, com Perrault, que editou as narrativas folclóricas contadas pelos camponeses, retirando passagens obscenas de conteúdo incestuoso e canibalismo. Assim, acredita-se que antes do cunho pedagógico, houve o objetivo da leitura e contemplação pela mente adulta. Acredita-se que a mitologia grega já possuía um modo particular de transmitir o conteúdo da história.

Os contos de fadas ou contos maravilhosos são uma variação do conto popular ou fábulas. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta cuja história se reproduz a partir de um motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para geração, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Nos contos, que muitas vezes começam pelo "Era uma vez", para salientar que os temas não se referem apenas ao presente tempo e espaço, o leitor encontra personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com conflitos, medos e sonhos. A rivalidade de gerações, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permite criar formas de lidar com isso.

Nos contos de fadas em que a fada está presente, o elemento maravilhoso se

manifesta na sua intervenção, que pode ser boa ou má, e que pode ajudar ou prejudicar a heroína. Um exemplo, da história da Bela Adormecida, em que uma

das fadas não foi convidada e durante a festa de batizado aparece e lança uma maldição sobre a menina (comportamento negativo), em seguida outra fada intervém, amenizando a maldição (comportamento positivo).

O Lobo Mau do conto Chapeuzinho Vermelho, por exercer um papel de destaque na história, pode até possuir características de um protagonista; no entanto, em virtude de seu mau comportamento e de suas péssimas qualidades, converte-se no antagonista. Entretanto, ele é um antagonista forte e poderoso, enquanto a protagonista-herói Chapeuzinho Vermelho se mostra fraca e vulnerável, pois se deixa levar pela conversa do lobo, dando informações que o levam até a avó, tornando-se, portanto, a responsável direta pelas desgraças que se sucedem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com