TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Monografias: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

1)O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

Nelly Novaes Coelho afirma que literatura infantil é antes de tudo arte resultante da criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Unindo os sonhos e a vida prática, a imaginação e a realidade, os seus desejos e suas possíveis e impossível realização.

O que diferencia a literatura para criança e adulto é a natureza do seu leitor/receptor: a própria criança. A formação deve começar cedo, e progredir de maneira gradativa sendo aprofundada, até o final dos estudos. Sugerindo a adequação dos textos a várias “faixas etárias” do desenvolvimento da criança.

Identificando-se devido os sentimentos, emoções e a consciência primária, porque vivenciam apenas o presente. Os valores são abstratos e a forma para transmiti-lo pela linguagem prática.

O que permanece a literatura é a linguagem simbólica, representa sentimentos humanos,contribuindo,levando-nos a acreditar que por meio da literatura infantil se prepara à criança para enfrentar problemas e dificuldades na vida assim como vivencia suas experiências.

2)Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

Professor leitor domina toda a estrutura textual e sabe como é fundamental observar para compreensão do texto, a seqüência em que ele foi produzido, analisando ordem e fatos.

Os alunos devem ser conduzidos para o mundo literário e despertar o prazer pela leitura. A leitura trabalhada tradicional não formará leitores, portanto, cabe ao professor ser ativo no desenvolvimento da leitura aprofundada, O conhecimento do professor numa coletividade, em que as informações podem ser partilhadas sem comprometimento da individualidade da leitura.

Ter em mente que uma leitura puxa outra e uma conversa sobre um livro sempre estimula a leitura de outro.

REFERENCIA:

http://pt.slideshare.net/silvanalet1/slide-seminrio-18307256

http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/ensino-leitura-literaria-nas-series-iniciais.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com