TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Exames: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 15

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

TUTORA EAD: ELIZANGÊLA SIQUEIRA

VARZEA DA PALMA – MG

JUNHO/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------- 03

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1------------------------------------------------------------------------------------------ 03

ETAPA 2------------------------------------------------------------------------------------------ 05

ETAPA 3------------------------------------------------------------------------------------------ 08

ETAPA 4 ----------------------------------------------------------------------------------------- 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------------------------14

REFERÊNCIA----------------------------------------------------------------------------------- 15

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Introdução

Qual ligação existe entre a Psicologia e a Pedagogia?

Vygotsky e Freire

O diálogo entre ambas pressupõem um processo interativo entre duas áreas do conhecimento que comungam de uma posição teórico-epistemológico e politica de defesa do homem como ser em transformação, produto e processo do movimento dialético das relações sociais imenso. Estratégias pedagógicas devem privilegiar atividades de interação diálogo e apropriação ativa do conteúdo capazes de contribuir para a resífignação. Esta relação trata-se concepções de desenvolvimento humano entendidos como tarefa educacional fundamentalmente escolar, tendo a escola como instituição social designada para este fim. Desde a Grécia Antiga a psicologia não tinha vida própria como ciência, era um dos campos da filosofia. A pedagogia era tarefa de escravos condutores de crianças. Na idade media do cristianismo colocou a filosofia e a psicologia numa posição de submissão do poder da igreja, fez do escravo um pedagogo e das poucas escolas que existiam, lugares de transmissão dosconteúdos tidos como verdades absolutas universais. A influência da psicologia e da pedagogia como ciência e feio da modernidade. A psicologia tem muitos anosde existência, considera-se como uma área da ciência desde o ano de 1875. O ponto de partida para essa relação psicologia e pedagogia esta nas revoluções burguesas França e Inglaterra.Contribuindo significativamente com novos modos de produzir, distribuir e pensar a organização social os valores e os comportamentos adequados ao sucesso da sociedade.

ETAPA 1

As contribuições da Psicologia para a Educação.

E papel da psicologia analisar, estudar e entender os motivos pelos quais os seres humanos se comportam desse ou daquele modo. O que é comportamento? É a forma como o organismo vivo se manifesta, manifesta sorrindo, falando, calando, chorando, trabalhando, aprendendo e etc. Por isso a essa ciência do comportamento da- o nome de psicologia. Observando e compreendendo cada comportamento, o psicólogo, torna-se capaz de atuar no auxilio à pessoa, para que essa pessoa possa se auto conhecer e encontrar a solução do problema em questão.

Como a psicologia contribui para a educação?

Encontrando opções variadas para que o planejamento curricular da escola seja desenvolvido e elaborado em todas as modalidades, na educação infantil desenvolve o planejamento das dinâmicas de atividades:

Na fase sensório motora -demonstra onde a criança forma a inteligência por meio da manipulação de objetos, movimentos corporais (explorando-o), percepção de ambientes.

Na fase sócio afetiva- deve-se estimular criança a adquirir uma auto- imagem positiva da sua própria identidade, valorizando-a no processo de interação e socialização. Na fase simbólica- demonstra a linguagem com expressão individual e fundamental na socialização .Na fase cognitiva- a criança desenvolve conceitos através da própria ação observando a percepção de objetos do mundo físico. Nas próximas modalidades de ensino, (Fundamental 1 a 8 serie, no Ensino Médio, no EJA e na Educação Especial) a psicologia ajuda nas construções de atividades que induzam os aprendizes as noções do mundo físico, social, matemática, línguas, que são disciplinas básicas da pedagogia na instituição escolar. “É através da interação, que as pessoas desenvolvem sua intelectualidade.” Na Educação especial a psicologia tem um papel mais importante, pois aborda um conhecimento especifico, relacionando as necessidades especiais de crianças deficientes e conta com ajuda de monitores, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas entre outros. As interações desses profissionais contribuem para que essas crianças especiais possam, mesmo que, com limite, desenvolver também seus potenciais e ter uma existência mais evolutiva neste contexto. Assim a psicologia encontra-se coma pedagogia dando suporte ao professor a desenvolver habilidades e saberes, capacitando-o a pratica de ensino e aos desafios, para transmitirem conhecimento aos seus alunos na formação de personalidade neste processo ensino-aprendizagem. O aluno é sim um sujeito ativo na própria formação, mas o professor é mediador e a interação, é também de alunos e professores.

Os Conceitos de Aprendizagem Significativa.

Os ensinamentos que as escolas ministram devem ser utilizados no dia a dia dos aprendizes, para que eles desenvolvam variadas formas de compreender, interpretar a própria vida mesmo fora da escola. Os alunos devem ser instigados a propor soluções, a questionar, discordar, discernir sobre os acontecimentos de tudo que os rodeiam, eles tem que ser desafiados. Para que as mudanças aconteçam os professores necessitam ser mais valorizados, em especial em suas condições de trabalho. A Aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com