TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Ensaios: Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

No mundo que envolve o contexto educativo da leitura infantil, todas são fascinantes, existem muitos escritores conceituais no tema de contos e histórias da literatura. Utilizar esse recurso pedagógico, e uma forma de admitir a influencia que o estimulo da imaginação tem no desenvolvimento humano, os contos e historias trabalham essa formação de forma divertida, criando um mundo encantador, e facilitando e ensinando a aprendizagem, pois através deles e possível trabalhar conceitos, educação, princípios morais entre outros conteúdos didáticos. Os contos possibilitam ao individuo a ampliação da visão do mundo em que se vive, possibilitando a analise critica de vários ângulos e contexto para uma conclusão mais eficaz e ampla. Sendo assim essa esta apresentação objetiva e por de mostrar a influencia da literatura no desenvolvimento e formação do individuo, como também dentro do ensino aprendizagem nas unidades escolares e nos projetos desenvolvidos. A importância da reescrita que demonstra a visão de vários participantes, como também a necessidade de gravuras para representar as historias e prender a atenção do aluno, afinal vivemos em um momento mundial desenvolvido tecnologicamente, o que faz um grande desafio fazer da escola um local de aprendizado lúdico e de qualidade.

A Literatura Infantil e seus caminhos

É comum hoje em dia encontrarmos em todas as casas um vídeo game, um computador, definitivamente a tecnologia invadiu o cotidiano tornando as pessoas muito mais individuais.

Temos muita informação, diversão e serviços, porém deixamos para trás valores e o sentido da vida.

A evolução de um povo é feita através do nível da mente, e da consciência de mundo que vai assimilando desde a infância e o caminho a ser percorrido para chegar a esse nível é a literatura. O papel da literatura infantil na sociedade é transformar, é um agente de formação. A literatura acompanha o homem em todas as épocas. Antigamente ela era usada para transmitir valores morais, hoje ela trabalha o popular cotidiano, formam opiniões nos adultos e é de fácil apreensão às crianças em formas de histórias.

A literatura infantil é uma comunicação histórica (localizada no tempo e no espaço) entre um locutor ou um escritor-adulto (emissor) e um destinatário-criança (receptor) que, por definição, ao longo do período considerado, não dispõe senão de modo parcial da experiência do real e das estruturas lingüísticas, intelectuais, afetivas e outras que caracterizam a idade adulta.

A literatura infantil é uma comunicação histórica (localizada no tempo e no espaço) entre um locutor ou um escritor-adulto (emissor) e um destinatário-criança(receptor) que, por definição, ao longo do período considerado, não dispõe senão de modo parcial da experiência do real e das estruturas lingüísticas, intelectuais, afetivas e outras que caracterizam a idade adulta

Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é,na infância, é dever de todos, principalmente do professor, pois ela é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

Crianças que têm professores leitores como exemplo e parceiros de leitura, sentem prazer em ler e não considera a leitura uma obrigação. Portanto, a chave para o sucesso da leitura está na presença dos pais, em desde muito cedo lerem ou contarem histórias para seus filhos, professores que os estimulem desde os primeiros anos da vida escolar, já na educação infantil. Desse modo, a criança pensará na leitura como algo prazeroso a ser cultivado durante toda a vida.

A literatura infantil e um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. E importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é do livro e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, cantar e recontar história.

A Importância da Ilustração de Livros Literários Infantis

Atualmente existem estudos que comprovam que alunos que aprendem com contos e historias têm maior desempenho em sua evolução pedagógica e qualidade do ensino aprendizagem. Através da leitura conhecemos novos mundos, aprendemos a criar novos conceitos ideais, o livro ilustrados mexe muitos mais com o imaginário, prendendo a tenção, fascinando e encantando a todos. As imagens falam tanto com a escrita, e possível através delas concluir uma historia completa, criando idéias, desenvolvimento o interesse pelos livros, e por ai vai.

O trabalho literário com acriança, ainda mais enriquecedora, pois através da imagem elas podem compreender a narrativa, criando mentalmente os fatos relatados, e o mais interessante e que isso ocorre de forma espontânea, natural.

A ilustração de um livro e tão importante quando o texto escrito, pois ele traz vida, conquista as crianças, prende a atenção, desenvolve o imaginário, cria possibilidade. Em um mundo tecnologicamente evoluído, as imagens passaram de simples ilustrações, para necessidade no contexto de leitura, tanto que nos últimos anos elas se destacado dentro de leitura, demonstrando sua importância.

O exemplo disso são os livros em três D, que forma castelo, mares, casas de alto relevo, na abertura de pagina, também existem livros com gravuras enfeitadas, como exemplo um livro de pirata que mostra o mapa do tesouro, ate de ser um alto relevo, ele ainda traz pedras vitrais para simbolizar o tesouro do pirata.

Esses projetos gráficos deixam clara a importância e a diferença do entre ilustrado e o sem ilustração. Já que na era do computador, com o fenômeno da informatização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com