TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil

Exames: Literatura Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Osasco e sua Historia

Na região onde hoje se situa Osasco e em seus arredores existiam vários sítios e chácaras. Próximo às margens do Tietê, no século XIX, havia uma aldeia de pescadores e grandes fazendas. Uma delas foi vendida ao italiano Antonio Agu, um imigrante com quem começa a nossa história.

Antonio Agu foi proprietário de vários negócios e terras na região. Em 1887 comprou uma gleba de terra no Km 16 da Estrada de Ferro Sorocabana. Por volta de 1890, resolveu ampliar sua olaria e convidou para sócio o Barão Dimitri Sensaud De Lavaud. A pequena fábrica, que produzia tijolos e telhas, passou a fazer também tubos e cerâmicas, dando origem à primeira indústria da cidade, a Companhia Cerâmica Industrial de Vila Osasco.

Após outras iniciativas, em 1895, Agu construiu a Estação Ferroviária, erguendo várias casas nos arredores para abrigar os operários que chegavam para atuar na obra.

Os dirigentes da Estrada de Ferro quiseram batizar a estação com o nome do principal empreendedor da região, mas Antonio Agu pediu que a homenagem não fosse dada a ele e sim à sua cidade natal na Itália: Osasco.

Daí por diante Osasco, como a região passou a ser conhecida, não parava de crescer, muitas pessoas conhecidas do comércio e diversas indústrias importantes se instalaram por aqui. Para operar as máquinas dessas indústrias foram contratados imigrantes. Essa mão-de-obra começou a formar a população do local e deu origem a seu povo.

Osasco cresceu, tanto em população quanto comercialmente, tornando-se desenvolvida. Em 1952 surgiram as primeiras manifestações pela emancipação, para tornar cidade o então sub-distrito de São Paulo.

O movimento emancipacionista sofreu muitas contraposições e empecilhos, mas finalmente após um plebiscito conturbado, em 19 de fevereiro de 1962, Osasco obteve sua emancipação político-administrativa e tornou-se município. A data é comemorada até hoje com muito orgulho por todos nós, que amamos e lutamos pelo progresso desta cidade, a 5ª maior do Estado de São Paulo e uma das mais promissoras do Brasil

Fato Histórico.

Explosão do Osasco Plaza Shopping

No dia 11 de junho de 1996, véspera de dia dos namorados, por volta do meio dia, o shopping sofreu uma explosão que deixou 42 mortos e 372 feridos1 . O acidente aconteceu na praça de alimentação devido a um vazamento de gás, no subsolo do piso térreo. A violência da explosão fez com que o piso fosse levantado e o concreto desabasse sobre as pessoas que ali se encontravam, além de ter destruído 40 lojas

O Osasco Plaza Shopping está localizado na zona Oeste da Grande São Paulo. Com sua fachada principal voltada para a Rua Antonio Agú, Osasco, Centro, recebe mais de 80.000 pessoas por dia. Com 3 pisos, abriga 200 lojas e 1.200 vagas de estacionamento. O shopping recebeu em novembro de 2011 Prêmio da Câmara de Vereadores de Osasco por realizar grande número de eventos voltados para questões Sociais em parceria com a Prefeitura, Conseg, OAB e várias outras Instituições e Associações da região.

Evolução da Minha Terra

Lourenço e Lourival

Ribeirão Preto no meu tempo de criança

Trago ainda na lembrança coisas que hoje eu não vejo

Naquele tempo que conforto não havia

O animal é que servia no transporte sertanejo

Era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com