TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística na Indústria Farmacêutica: Desafios e Oportunidades na Terceirização

Por:   •  6/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

SETEM, J. Logística na indústria farmacêutica: desafios e oportunidades na terceirização.Revista Tecnologística, São Paulo, Ano XX, n. 230, p. 36-40, jan. 2015.

Neste artigo o autor apresenta os desafios e oportunidades das mudanças na indústria farmacêutica desde a década de 90, na terceirização deste mercado e no surgindo assim de um novo conceito de logística voltado para a saúde.  

Para compreender as oportunidades na terceirização da logística farmacêutica e os desafios na seleção de parceiros para essa operação, é apresentado o panorama geral da indústria farmacêutica no Brasil, a terceirização da indústria farmacêutica, a seleção dos Prestadores de Serviço Logísticos (PSLs) e os desafios aos operadores logísticos.

Os desafios enfrentados pela logística no novo modelo da indústria farmacêutica partem de dois fatores, a criação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 1999 e o aumento da demanda doméstica, surgindo assim novas necessidades. Com as mudanças na dinâmica do mercado farmacêutico, principalmente com o fim do período de patentes e a maior popularidade dos medicamentos genéricos, que aqueceram o mercado, há a necessidade de um novo modelo competitivo, dando oportunidades para os operadores logísticos.

A atuação logística do Brasil na indústria farmacêutica segue um modelo próprio, no entanto, devido a redução de custos, com a otimização das operações e cuidados diferenciais com a armazenagem, os operadores logísticos já vem sendo utilizados em hospitais e planos de saúde, abrindo espaço para a terceirização do setor.

Ao terceirizar as operações logísticas, se faz necessário que a indústria seja estratégica na escolha dos PLSs, com critérios para seleção, forma de remuneração e questões contratuais. Esse processo de escolha da equipe é o projeto de Strategic Sourcing e compreende onze etapas, que exigem experiência na atividade, condição de investimentos nos diferentes ambientes de condicionamento e muitas outras condições especificas da indústria farmacêutica, o que faz com que ela seja cuidadosa nesta escolha. O que se pode afirmar é a relação de confiança que deve haver entre as duas.

Este mercado tem sido um atrativo para os operadores logísticos, que vem se adaptando as exigências do setor. Os preços atrativos de retorno possibilitam investimentos na obtenção de licenças e certificados, além de elevar o nível do serviço, qualidade e infraestrutura. Todas essas questões são um desafio para os operadores logísticos. Em 2013 entrou em vigor a resolução n°54 que padroniza o sistema de rastreamento dos medicamentos produzidos. O transporte de medicamentos é realizado por empresas de médio e grande porte, devido às exigências necessárias para o transporte e condicionamento.

O tema aqui exposto contribui para esclarecer e compreender o processo de desenvolvimento e terceirização logística na indústria farmacêutica, no entanto, não contribui de forma clara e objetiva, estabelecendo somente os critérios para a relação indústria e o operador logístico.

Para compreensão da função do PLS a utilização de situações reais e práticas, seriam interessantes para maior compreensão de como é realizado o trabalho de logística, o artigo tem característica de um texto informativo.

O artigo em questão contribui para a capacitação de profissionais da área de logística, pois trata de um mercado com suas particularidades, diferenciando das atividades comumente realizadas em outras áreas de logística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (212.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com