TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  29/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O trabalho em questão tem como escopo avaliar o Plano de Marketing da empresa Fictícia S.A.

O plano de marketing tem por intuito entender o mercado, os clientes, os cenários atuais e traçar ações, estratégias necessárias que permitem o desenvolvimento da situação atual para uma ou mais metas desejadas. Onde estamos? O que somos? E para onde vamos?

A estratégia de avaliação será através de um questionário, o qual será analisado onze questões sobre o plano citado, cada uma com peso de 0.9 pontos. Com base nas respostas encontradas, será possível avaliar se o plano atenderá a competitividade desejada da empresa Fictícia S.A

Desenvolvimento.

O plano de marketing desta empresa tem como objetivo geral a conquista e fidelização de 150 clientes do setor privado, tendo em vista que atualmente sua carteira de clientes se concentra no setor público, que apresenta vulnerabilidade a possíveis mudanças com a troca de governo.

 A Fictícia S.A é uma empresa organizada, que tem como oportunidade aproveitar o crescimento no setor de TI, oferecendo serviços customizados, qualidade superior e de alto padrão tecnológico. Possui uma equipe experiente com esforços contínuos para assegurar a qualidade dos serviços prestados.  Em contrapartida, existem muitos concorrentes de qualidade inferior e preço menor, sendo uma ameaça pois muitos empresários não percebem a qualidade como um diferencial. A marca da Fictícia ainda não está bem posicionada, não explorando dessa forma seu diferencial em qualidade, a alta dependência do setor público também pode ser visto como um ponto fraco da organização.

A estratégia é atuar em Araçoiaba da Serra- SP, através de uma constante análise do ambiente, mercados, concorrentes e comunicação de forma bem dirigida ao seu público-alvo.  O preço será acima dos concorrentes e o apelo pela venda deverá ser através de estratégia de produto, ou seja, direcionado a qualidade do mesmo e diferenciação ligada à customização, posicionamento mais por mais. A estratégia de distribuição será através de vendedores e gerente de contas, capacitados e treinados, com experiência comprovada no mercado de TI.

A nota para o plano é de 8.25, visto que entre as 11 perguntas, não está claro as respostas da 2,3 e 11.

Questão 2.  Não foram identificados os setores em crescimento, os estagnados e os que estão em declínio.

Questão 3. Os principais concorrentes da Fictícia S.A. têm qualidade inferior e preço menor. As máquinas são de procedência duvidosa (made in Paraguai), oferecem vantagens imediatas aparentemente interessantes, mas não se sustentam ao longo do processo. Os concorrentes também não possuem diferenciais para oferecer ao mercado. Dessa forma, os concorrentes ocupam um posicionamento menos por muito menos.

As dificuldades do atual momento econômico fazem com que os empresários sejam menos exigentes em questão de qualidade para contratação de serviços de TI.  O plano de marketing não possui dados mensuráveis referentes ao market share que a Fictícia e os concorrentes ocupam.

Questão 10. Os preços da concorrência são menores do que os preços da Fictícia S.A., a qualidade é inferior, não possuem diferenciais de serviços a oferecer ao mercado        (equipamentos de qualidade duvidosa). Os prestadores de serviços de empresas governamentais são escolhidos mediantes critérios e verbas previamente estabelecidas.  As empresas privadas já exige um diferencial claro que distinga dos concorrentes com o preço menor. Além disso, muitas empresas não percebem a qualidade como um diferencial para contratação de serviço de TI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com