TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Benefício De Prestação Continuada Como Possibilidade De Inclusão Social Dos Idosos Institucionalizados Na Casa De Passagem De Itaituba-Pará.

Por:   •  8/12/2013  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

Rainilzete Campos da Silva

PROJETO DE INTERVENÇÃO:

Título: O Benefício de Prestação Continuada como possibilidade de inclusão social dos idosos institucionalizados na Casa de Passagem de Itaituba-Pará.

Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Estágio Curricular III

Professora Regente da Disciplina: Caroline Fernanda Santos da Silva

Professora Tutora Virtual: Jordana Batista Centeno

Professora Tutora Presencial: Viviane Trindade Teixe

Itaituba – PA

2013

1-FOCO DE INTERVENÇÃO.

A Casa de Passagem de Itaituba Pará, é uma unidade ligada a Secretaria Municipal de Assistência Social, e atua dentro da Proteção Social Especial prevista na Política Nacional de Assistência Social. é modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono,maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual,uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.(PNAS.2004.P.33 E 37.).

As vivências no campo de estágio da Casa de Passagem, suscitou o interesse pela intervenção, considerando os aspectos relacionados às expressões da questão social identificadas nesse campo. Tais expressões que circundam o cotidiano desses idosos, referem-se à violação de direitos,tendo em vista, que essa demanda encontram-se com direitos violados e protegidos pela política pública pertinente. São usuários que perdêramos vínculos familiares, vindo de outras regiões do país em busca de riquezas na região garimpeira do município e que se encontram sem indicativo de família, doentes, com a perda de documentação civil, alguns não tiveram acesso ao Benefício de Prestação Continuada,por se encontrarem em idade inferior a 65anos; outros pela falta de documentação civil. Nesse contexto o Projeto visa intervir nesse espaço sócio- ocupacional, promovendo através de ação de caráter informativo,educativo, sobre a garantia de direitos desses usuários, com atenção especial ao acesso ao Benefício de prestação Continuada, que prevê a transferência de renda de um salário. Nas vivências em campo de estágio, foi possível através da escuta estabelecida, que idosos, só permanecem institucionalizados por não terem nenhum tipo de renda para sobreviver. A spropo

1. JUSTIFICATIVA

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde – SUS, lugar de referência e tratamento destinado a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimulando sua integração social e familiar, além de apoiá-los em sua iniciativa em busca da autonomia. Tem como característica principal integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida cotidiana de usuários e familiares (MS 2004). Gerido através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, o espaço onde foi cumprido o estágio supervisionado III, sob supervisão da Assistente Social Valdicléa Pereira Ferreira responsável pelo setor de Serviço Social. Segundo o plano de trabalho do serviço social em consonância com o projeto terapêutico institucional, ambos previstos pela Portaria n.º 3.089/2011. Dentre outras atribuições, cabe ao Assistente Social possibilitar aos pacientes e familiares, informações sobre direitos sociais específicos para pessoas com transtornos mentais, de modo, a possibilitar-lhes acessos disponíveis na rede de saúde mental municipal, através dos instrumentos próprios da área social.

Dentre os usuários do Serviço Social do CAPS II de Itaituba/PA, foi identificada uma demanda elevada de possíveis beneficiários do Programa Passe Livres que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer os critérios para concessão desse benefício direcionado a pessoas com deficiência em consequência do pouco tempo de funcionamento do Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com