TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CAFÉ COM ARH

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

 CAFÉ COM ARH

Dentro de uma empresa, RH é o departamento que tem a responsabilidade de seleção, contratação, treinamento, remuneração formação sobre higiene e segurança no trabalho, e estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização.

O profissional de RH é encarregado de gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, remunerações, incentivos e benefícios; avaliar  a necessidade de contratação de novos colaboradores; elaborar estratégias e planos operacionais para recrutamento e proporcionar a integração de novos funcionários dentro da organização. RH também pode ser referir à totalidade de empregados e colaboradores que compõem a organização, normalmente referidos como os recursos humanos da empresa.

Subsistema de manutenção de Recursos Humanos

Do ponto de vista de recursos humanos, a organização viável é aquela que não apenas capta e aplica seus recursos humanos adequadamente, mas também os mantêm na organização. A manutenção dos recursos humanos exige uma série de cuidados especiais, entre os quais sobressaem:

  • Os planos de compensação
  • Planos de benefícios sociais
  • Higiene e segurança do trabalho
  • Relações sindicais

Remuneração ou Compensação

É um conjunto de salários e normas que visam recompensas em atrair, modificar e manter as pessoas na empresa. Além dos regula de sistemas de compensação, as empresas equilibram os níveis e estruturas do salário e a produção individual na escolha do plano de pagamento mais eficaz.

 A estrutura de salários determina os preços das funções da organização. O salário individual refere-se a experiência ou desempenho da pessoa  que faz com que ela receba pagamento maiores que o ocupante de um cargo de igual valor de um grupo.

Benefícios Sociais

São compensações que o trabalhador recebe em caso de acidentes, demissões ou doença. Os benefícios como planos de incentivos estão sujeitos a regulamentações alguns são exigidos por lei e outros são opcionais.

São todas as facilidades, convênios e serviços que as empresas oferecem aos seus funcionários no sentido de poupar- lhes esforços e preocupações e melhorar sua qualidade de vida. Tal é a importância e variedade no cotidiano dos empregados que os benefícios sociais constituem meios indispensáveis à manutenção dos empregados e a preservação de um nível satisfatório de modificação e produtividade.

Legais:

São os benefícios exigidos pela legislação trabalhista ou providenciaria, pela constituição Brasileira ou ainda por convenção coletiva de trabalho entre os sindicatos patronais e dos empregados. Os principais benefícios legais são os seguintes:

13 salário

Férias e abono de férias

Aposentadoria

Assistência Médica – hospitalar

Auxílio Doença

Salário Família

Salário Maternidade

Adicional horas extras (50%)

Adicional por trabalho noturno

Seguro de Acidentes do trabalho

Espontâneos:

São os benefícios concedidos por liberação pelas empresas aos seus funcionários. Os principais benefícios são:

* Gratificação natalina

* Planos de empréstimos com juros ascidiados

*  Serviço sociais

* Refeitório

* Transporte gratuito ou não

* Assistência medica hospitalar

* Previdência privada

* Planos de seguro de vida em grupo

* Estacionamento gratuito

* Cesta básica

* Agência bancária no lugar de trabalho

Esses benefícios  são pagos parcial pela empresa e pelos empregados de alguns benefícios oferecidos deixando ao empregado uma parcela simbólica do seu custo.                            

                                                  Higiene

A  administração de pessoal tem por objetivo a obtenção, manutenção e desenvolvimento de uma força de trabalho motivada e integrada a empresa. Contudo é necessário também que essa força de trabalho seja preservada e protegida de todos os riscos e ameaças que podem ocorrer no desempenho das tarefas. É essa missão da higiene e segurança do trabalho a proteção e preservação dos recursos humanos ,garantindo-lhes condições ambientais e pessoais para a execução de suas atividades ou seja , a qualidade da saúde e a qualidade de vida dos funcionários, pois a saúde de cada pessoa, também dependendo do ambiente onde ela vive e trabalha. Ela e responsável pelos seguintes aspectos:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com