TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clima Organizacional

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.957 Palavras (32 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 32

PROJETOS EXPERIMENTAIS                                                [pic 1]

A INFLUENCIA DA MOTIVAÇÃO NO CLIMA ORGANIZACIONAL DO HOSPITAL VETERINÁRIO PLANETA BICHO¹

ASSIS, Nathalia de Grandis de 2

BAUERMANN, Maria Fernanda Katherine 2

GIMENES, Jacqueline Alberti ²

GOMES, Odair José Silva 2

NOGUEIRA, Petrus Coltre ²

SCHUCK, Fernanda Cristiane Keller ²

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo avaliar como a motivação influencia no clima organizacional do Hospital Veterinário Planeta Bicho. No primeiro momento foi possível analisar alguns conceitos de clima organizacional para que fosse possível verificar seus sinais positivos e negativos.  Em seguida foram pesquisados alguns conceitos de motivação para que fosse possível entender como ela influencia no clima organizacional da empresa. A pesquisa foi realizada utilizando um questionário misto – quantitativo e qualitativo, ou seja, com questões abertas e fechadas, responderam ao questionário os 19 colaboradores da empresa, sendo 1 do departamento financeiro, 6 da recepção, 9 do banho e tosa,  2 da escola de banho e tosa e 1 colaborador do hotel. Ao analisar os dados notou-se que as pessoas não são motivadas pelos mesmos motivos, desta forma foi possível verificar que os colaboradores da organização não estão satisfeitos com alguns dos fatores pesquisados, surgiram pontos negativos que podem interferir no clima organizacional da empresa. É necessário que as empresas ofereçam os recursos necessários para o bem-estar dos seus colaboradores para que estejam motivados, desta forma o clima organizacional da empresa será favorável.

Palavras chave: clima organizacional, motivação, fatores motivação.

1 INTRODUÇÃO

A maioria das pessoas passa a maior parte do seu dia dentro de uma empresa, e por isso elas precisam estar satisfeitas com o ambiente em que se encontram, seu desempenho depende muitas vezes da motivação que estas pessoas possuem em relação a este ambiente. Um dos fatores que influenciam muito um clima favorável é a motivação, segundo Kahale (2014) nenhuma pessoa motiva a outra, cada ser humano é motivado por razões diferentes. Já Maximiano (2000) afirma que a motivação pode ser afetada por fatores internos como as características individuais de cada pessoa e por fatores externos como o local de trabalho, colegas de trabalho, superiores, entre outros.

O clima organizacional tem sido um grande diferencial, porque esta diretamente ligado com a gestão de pessoas, que tem sido uma grande preocupação nas empresas. Chiavenato (1999) diz que o clima organizacional é o reflexo da relação entre as pessoas de uma organização e o grau de satisfação ou insatisfação delas.

A referente pesquisa tratará do clima organizacional e de que maneira a motivação pode influencia-lo. Este estudo será realizado no Hospital Veterinário Planeta Bicho. A coleta de dados será feita por meio de questionário misto contendo questões abertas e fechadas, o qual será aplicado para todos os colaboradores da empresa.

Acredita-se que o sucesso de uma organização depende muito do seu capital humano. Com esta pesquisa será possível observar como esta o clima organizacional da empresa, identificar possíveis falhas e  oportunidades de melhoria.

1.1 Problematização, Objetivo Geral e Objetivos Específicos

Por muito tempo a gestão de recursos humanos vem evoluindo no mundo, e um de seus principais objetivos é motivar as pessoas. Nas organizações o capital humano tem se tornado essencial, o único bem que uma empresa possui e que não pode ser copiado são seus talentos. Elas têm investido muito em métodos que motivem seus colaboradores, para que eles possam desempenhar da melhor maneira possível suas funções.

As empresas que não investem na valorização do seu capital humano tem seu pessoal desmotivado o que gera grande rotatividade, produtividade em baixa, falta de comprometimento/envolvimento das pessoas e muitas vezes geram conflitos entre seus funcionários que se refletem de maneira negativa no clima organizacional da empresa. Sendo assim levanta-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a influencia da motivação no clima organizacional da empresa Planeta Bicho?

 A pesquisa tem como objetivo geral: analisar a motivação e sua influencia no clima organizacional do Hospital Veterinário Planeta Bicho. Quanto aos objetivos específicos apresenta-se o seguinte: a) buscar na literatura conceitos sobre o tema da pesquisa; b) identificar os fatores que influenciam a motivação dos colaboradores da empresa; c) verificar como a motivação interfere no clima organizacional da empresa.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A seguir serão apresentados os principais conceitos sobre o clima organizacional, seus sinais positivos e negativos. Serão abordados também conceitos sobre a motivação e suas principais teorias.

2.1 Clima Organizacional

De acordo com Chiavenato (1994) o clima organizacional pode ser a percepção que as pessoas têm da empresa e isso influencia muito em seu comportamento e desenvolvimento na organização. Conforme Caldas e Barçante (1995) o clima organizacional é o ambiente que as pessoas criam através dos aspectos que influenciam seu bem-estar no dia-a-dia do trabalho, ou seja, o ambiente de trabalho são as pessoas que moldam e para ser favorável depende de vários aspectos como, por exemplo: cultura organizacional, padrões de autoridade, fatores psicológicos, relações interpessoais, entre outros.

Para Luz (2003), um dos aspectos que influenciam muito o clima organizacional de uma empresa, é sua própria cultura. Ela influencia o comportamento de todos dentro de uma organização que impacta nas decisões, no estilo de liderança adotado, no modo de comunicação, nas formas de recompensas e punições, entre outros. Algumas empresas podem ser muito formais quando se trata de relações de trabalho enquanto outras são absolutamente informais, umas são conservadoras e outras inovadoras, umas modernas e outras retrogradas. Cada tem uma forma de ser, o que torna um lugar muito bom ou muito difícil de trabalhar.

Através da pesquisa de clima organizacional, a empresa encontra informações que auxiliam na identificação de possíveis falhas e serve como uma grande oportunidade para melhorias. Serve também para avaliar o ambiente interno de uma organização, ajuda a levantar suas necessidades e seus pontos fortes, ou seja, a pesquisa trás muitas informações que identificam os fatores que impactam diretamente no clima da empresa e serve para definir planos de ações que ajudem na melhoria do clima, que se reflete na produtividade dos colaboradores (LUZ, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)   pdf (377.9 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com