TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO COMPAINHA DE BEBIDAS DAS AMERICAS

Por:   •  22/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO

COMPAINHA DE BEBIDAS DAS AMERICAS - AMBEV


ESTUDO DE CASO – COMPAINHA DE BEBIDAS DAS AMERICAS - AMBEV

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico,

Tutor(a):


RESUMO

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer, analisar e desenvolver o ambiente logístico de uma empresa real. Para isso foi selecionada a empresa AMBEV, empresa do nicho de bebidas (refrigerantes, cervejas e bebidas não carbonatadas), foi realizada uma pesquisa envolvendo a teoria e a prática por meio de pesquisas bibliográficas e materiais fornecidos sobre o tema pertinente ao ambiente logístico. Foram levantadas informações sobre dados e fatos da empresa, planejamento e operações por produtos, conceitos de planejamentos e controle de estoque em seguida a descrição da Dinâmica da Campanhia referente a suas relações interpessoais, buscam conhecer processos logísticos para o bom andamento de uma empresa.

,  

.  


Palavras-chave: Gestão, Logística, Objetivos e Metas.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        6

2.1.        Detalhamento da empresa        6

3.        OPERAÇÕES LOGÍSTICAS        6

4.        COMPRAS        6

5.        ARMAZENAGEM        7

6.1 Picking:        7

6.2 Expedição        7

6.        TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO        7

7.        ANÁLISE SWOT        7

8.        CONCLUSÃO        8

9.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

  1. INTRODUÇÃO

Este projeto teve como objetivo o estudo e a análise do ambiente logístico da Campanhia de Bebidas das Américas -  Ambev que atua no nicho de bebidas, onde produz e comercializa cervejas, refrigerantes e bebidas não carbonadas, onde tornou uma empresa líder na maioria dos mercados em que atua. A logística tem se ajustado às mudanças dos últimos anos. O planejamento e controle de estoques tornou-se essencial para as pessoas engajadas na prática de conduzir os negócios. Assim pode-se dizer “A Logísticas é a arte da preparação da produção que cuida do planejamento dos matérias, da obtenção de materiais do planejamento da linha de produção, da alimentação da linha de produção e da distribuição dos produtos finais.”

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar os fluxos de produtos o serviços, de informações e financeiro, desde a obtenção das matérias-primas, passando pela fabricação e satisfazendo os clientes em suas necessidades de tipo, tempo e lugar, através da distribuição adequada, com custos, recursos e tempos mínimos. Desse fato em diante, o projeto acadêmico foi desenvolvido com base nos processos administrativos da organização, com foco no ambiente logístico, fazendo com que seja confrontado a forma como são conduzidas as operações no dia a dia da empresa. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de campo, com informações e conteúdos disponibilizados na internet, tudo complementado por pesquisa bibliográficas, com parecer de teóricos sobre os assuntos.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  Detalhamento da empresa

  A Cervejaria AMBEV é uma sociedade anônima brasileira de capital aberto. Empresa essa que surgiu da união de duas concorrentes, a Companhia Antarctica Paulistana e a companhia Cervejaria Brahma. Com essa união a AMBEV tornou-se titular de 55,1% das ações com direito a voto da Brahma e de 88,1% das ações votantes da Antarctica. Os empreendedores Jorge Paulo Lemann, MarcelHerrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, são os grande fundadores, que instituíram desde o inicio uma empresa centrada num grande crescimento. Por meio de cinco unidades de negócios, a companhia mantém operações em 16 países do continente americano: Brasil, Canadá, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Guatemala, Republica Dominicana, Equador, Peru, El Salvador, Nicarágua, Saint Vincent, Dominica e Antigua. Cervejas como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Quilmes e Skol estão no portfólio da empresa. A Ambev distribuiu seus produtos para mais de dois milhões de pontos de vendas, cerca d metade deles no Brasil.

  1. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

Descrever de forma geral como é a operação logística da empresa pesquisada, pode utilizar citações de livros, artigos que falam sobre o tema para comprovar a operação da empresa.

É aceitável apresentar um fluxograma do processo.

  1. COMPRAS

O processo de compras da empresa Ambev, por se tratar de uma organização de porte grande, é feito através de fornecedores já cadastrados, o fornecedor que procura a empresa para ofercer seu produto e (ou) serviçi. È necessário primeiramente que um ovo fornecedor faça seu cadastro no site da empresa, através do painel do fornecedor, este cntraliza e facilita o acesso a todas informações e funcionalidades mais importantes, inicialmente será necessário preencher a categoria se é fabricante, distribuidor/revendedor, pretador de serviços ou cooperativas, após os países de atuação, e posteriormente as informações cadastrais da empresa. É exigência da empresa Ambev que todos os seus fornecedores conheçam e cumpram os princípios da políticas de responsabilidades global de suprimentos. Na Ambev são todos comprometidos com a ética e a integridade, todas essas políticas pode ser acessada através do Código de Conduta de Negócios disponível na pagina do fornecedor. A reputação de honestidade e integridade é considerado um ativo valiosíssimo para a Ambev. Nenhum funcionário ou fornecedor dispõe de autoridade para solicitar qualquer ação que viole essa política, que não está sujeita a qualquer tipo de renuncia ou exceções em razão de demandas comerciais ou competitivas, práticas do setor ou exigências de outra natureza. Fornecedor também tem a facilidade de no próprio site acessar ao status da sua nota fiscal, consultar status de pagamentos e os comprovantes sem precisar entrar em contato com a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (104.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com