TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Esporte e Luta

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:     Esporte de Lutas

Tarefa: (Atividade ciclo 1)

Nome:Pedro Henrique S.Oliveira

RA: 8052858

Turma: (DGEFB1801GOIA0S

   

  1. Qual a diferença entre lutas e esportes de lutas?

R. Dentro da definição de Luta temos um significado que leva um combate entre dois indivíduos desarmados, pratica esportiva ou em outro contexto lutar por classe social, lutas por outros interesses que não nos restringe só no esporte (HOUAISS,2009,n.p). Colocando em questão o Esporte de Lutas entramos também no combate de indivíduos com regras já definidas, a atividade esportiva cultural (CORREIA; FRANCHINI, 2010,p.2)

2) Qual foi a primeira necessidade do surgimento das lutas e como elas foram associadas posteriormente?

R.Segundo( BREDA et  al .,2010) a necessidade do surgimento das lutas vem justamente da defesa dos interesses próprios ou de um grupo, defesa de território. Posteriormente ela foi associada à cultura, danças, rituais, preparação do exercito para guerra dentre outras associações.

3) Qual é a origem do termo "arte marcial"?

R.Devido a necessidades dos guerreiros a utilização das técnicas de lutas,surgiu a Arte Marcial (de ‘’Marte ‘’, deus romano da guerra;de “arte’’pelo destaque à dimensão ética e estética e sua demanda expressiva ,inventiva ,imaginária, lúdica e criativa) (CORREIA;FRANCHINI,2010).

4) Qual é o princípio mais importante do tratado de Sun Tzu, considerado o mais antigo tratado de guerra, que remonta à turbulenta época dos Estados Guerreiros na China, no século 1 a.C.?

R.[...]é melhor ganhar a guerra antes mesmo do que desembainhar a espada[...]Muitas vezes ,a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota ,mesmo para os próprios vencedores (TZU,2012).

5) De que maneira podemos associar os esportes de lutas à ludicidade?

R.Colocando uma relação direta dos Esporte de lutas à ludicidade é enfatizar o prazer, a diversão , a espontaneidade  colocando a atividade de forma prazerosa(MARCELLINO,1995,p.10)

6) Os veículos de comunicação são realmente capazes de influenciar ou determinar os caminhos seguidos por modalidades esportivas?

R. Claramente que sim, somos manipulados a todo tempo pela mídia.O mercado consumidor é exposto e induzido de acordo com comerciais de TV, internet e dentre outros. Deixando a modalidade esportiva mais ou menos atraente(GLOBO-ESPORTE.COM,2011).

7) Quais são os esportes de lutas olímpicos? Defina cada um

R. Boxe um esporte o qual dois adversários se enfrentam punho a punho, quando deferido golpes tem contagem de pontos, ou penalidades de acordo com a regra (FEITOSA;LEITE;LIMA,2005)

Esgrima um esporte Também praticado entre duas pessoas, não necessariamente do mesmo peso, altura idade, porém, utilizam arma branca e quem tiver a melhor antecipação do adversário terá o melhor resultado (LOHMANN; AVILA,2005).

Judô uma arte o qual um dos grandes princípios é a utilização da força adversária conta si, foi criado por Jigoro kano graduado em Tóquio, Universidade Imperial de Tóquio (GOODMAN,2000).

Luta Olímpica de acordo com Gama (2005),a expressão “Luta olímpica”é utilizada como denominação geral de um esporte olímpico subdividido em dois estilos : Livre e greco-romano(GAMA;2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (173.1 Kb)   docx (104.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com