TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Nota 100 Pedagogia

Por:   •  18/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

Comentário: A educação no Canadá é um exemplo de sucesso, apresentando esforços sistemáticos para melhorar a alfabetização, com contratação de educadores bem treinados, investimento em recursos como bibliotecas nas escolas e avaliações para identificar escolas ou alunos que possam estar tendo dificuldades.
De acordo com John Jerrim, do Instituto UCL de Educação de Londres, o ótimo desempenho do Canadá nos rankings internacionais é o reflexo da homogeneidade socioeconômica do país. Este não é uma nação de extremos, seus resultados mostram uma média alta, com pouca diferença entre os estudantes mais e menos favorecidos. Esses resultados mais igualitários explicam porque o Canadá se destaca em exames internacionais.
Este país apresenta um sistema consistente, além da mínima diferença entre estudantes ricos e pobres, também há uma variação diminuta entre diferentes escolas, se comparado com a média de países desenvolvidos. Para o professor Jerrim, o alto número de imigrantes não é visto com um potencial entrave ao sucesso nos exames, talvez seja provavelmente um dos ingredientes necessários à produção dos bons resultados obtidos.
Os imigrantes que vivem no Canadá, muitos de países como a China, a Índia e o Paquistão, têm educação relativamente alta, e a ambição de ver seus filhos se tornarem profissionais bem sucedidos.
Percebe-se que uma das principais estratégias usadas no Canadá, é o investimento na educação, na formação dos professores e estímulos para a classe educadora, para que se especialize melhorando sua didática no decorrer da jornada. Proporcionando dessas forma uma adaptação maior dos alunos e tecnologias implantadas. Outro fator importante que desperta interesse nos estudantes canadenses, é que estes têm bastante liberdade na escolha do que estudar e podem construir um plano de estudo personalizado com base em seus interesses. Quem quiser, pode ser acompanhado pelo orientador, que aconselha os jovens sobre o caminho a seguir. Aliás, esse profissional fica disponível o ano inteiro e o aluno pode fazer modificações no plano de estudos escolhido. (https://www.coreduc.org/2019/07/16/o-sucesso-do-modelo-educacional-do-canada/).
Em termos de políticas públicas para educação inclusiva a nível nacional podemos destacar os programas e ações da SECADI. Tais ações contribuem para a garantia do direito de todos à educação com qualidade e equidade, em um sistema educacional inclusivo, visando não somente ao acesso e permanência, como também à conclusão da trajetória escolar com níveis adequados de participação, aprendizagem e respeito às diferenças, inclusive para os que não tiveram acesso na idade regular, em uma perspectiva de educação ao longo da vida, dentre os programas podemos citar o “Escola Acessível”, que tem como Objetivo: Promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular. (http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-continuada-alfabetizacao-diversidade-e-inclusao/programas-e-acoes)
No estado do rio grande do norte temos ações realizadas pela Secretaria de Educação, da Cultura, do Esporte e do Laser (SEEC), que tem incentivado o uso de recursos digitais nas comunicações entre professores e estudantes, um desses recursos, é ambiente virtual de aprendizagem do Sistema Integrado de Gestão da Educação, o SIGEduc, que disponível para a rede estadual de ensino. Por meio deste recurso, o qual chamaremos de Escola Digital é possível que o professor faça postagem de atividades, textos, e vídeos para suas turmas. Além disso, a plataforma foi otimizada e agora é possível interagir com os estudantes por meio de webconferências, possibilitando contato direto entre eles e professor, por meio de vídeo e som. Segundo explica Ana Paula Oliveira Flor, coordenadora de Tecnologias da SEEC “Outras ferramentas estarão disponíveis nessa interação, como o chat, onde tópicos de aula podem ser fixados”, isso fortalece as relações entre alunos e professores que passam a fazer uso da tecnologia para interagir de forma significativa e proveitosa para a troca de idéias em tempo real sem a necessidade de estar no mesmo ambiente físico.
(http://www.educacao.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=227914&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=Materia)
Em minha Região, especificamente na cidade de Apodi-RN, as maiores dificuldades em termos de desigualdade social e acesso à educação está na deficiência de programas e ações por parte da administração pública, das escolas e de todos os atores que compõem esse cenário com objetivo de discutir os principais problemas enfrentados na educação, o ideal é que seja promovido uma forma mais consistente de interação entre a escola, alunos e pais, por meio de palestras, reuniões, e debates, os quais podem ser realizados por meio das tecnologias disponíveis e que foram tão bem orquestradas nessa pandemia, como encontros virtuais através de ferramentas de videoconferência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (213.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com