TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente e Consciência Planetária

Por:   •  30/8/2015  •  Dissertação  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade III - Residência e sustentabilidade

• Residência Escolhida: A residência se localiza no Bairro Silveira (BH-MG). O apartamento é composto de 3 quartos, sendo um  suíte,  1 banheiro social, sala 3 ambientes, 1 cozinha e área de serviço com dependência de empregada. Há 4 moradores.

• Serviço Escolhido: Consumo de Energia

Quem oferece esse serviço na comunidade em que se encontra essa residência: A Cemig é um dos maiores grupos do segmento de energia elétrica do Brasil. A companhia atua em 22 estados e 774 municípios brasileiros e no Chile, onde opera uma linha de transmissão, em consórcio com a Alusa Holding. No estado de Minas Gerais, ela é responsável por 96% do abastecimento de energia elétrica.

A energia elétrica proveniente de Usinas Hidrelétricas é gerada a partir do aproveitamento da força das águas de um rio represado. Este processo é realizado através da movimentação das pás de uma turbina pela passagem das águas e em cujo eixo está acoplado um gerador. O giro da turbina possibilita que o gerador converta a energia do movimento das águas em energia elétrica. 

A Cemig foi fundada em 1952, pelo governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek de Oliveira. É a maior empresa integrada do setor de energia elétrica da América do Sul em número de clientes e a maior da América Latina em quilômetros de rede e de equipamentos e instalações. É uma companhia de capital aberto controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Esse serviço é oferecido a todos na comunidade/ Que impactos ambientais estão relacionados a esse serviço: Especificamente, no caso desta residência e sua comunidade, este serviço é oferecido a todos.

Mais de 80% da energia gerada no Brasil vem de usinas hidroelétricas. De modo geral, a tecnologia é considerada limpa, uma vez que praticamente não emite gases de efeito estufa, que fortalecem o aquecimento global.

O grande problema ambiental – e também social – causado pelas hidroelétricas é a necessidade de represar os rios. Vastas regiões são alagadas, o que provoca não só a retirada das populações humanas do local, como alterações no ecossistema, uma vez que inundam áreas extensas de produção de alimentos e florestas. Além deste fator, as hidroelétricas também geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos.

Como nesta residência, esse serviço tem sido utilizado: O consumo desta residência tem sido bastante econômico devido às medidas adotadas para redução do consumo de energia.  Todas as lâmpadas incandescentes foram trocadas por fluorescentes; no inverno, a temperatura da geladeira  é ajustada para evitar desperdício de consumo; o uso do ferro e da máquina de lavar roupas foi extremamente reduzido, usando-os somente quando há um grande acúmulo de roupas; a duração do banho de cada morador diminuiu cerca de 50%; dentre outras.

Proponha medidas de sustentabilidade que deveriam ser adotadas nesta residência: Estas são propostas de medidas sustentáveis a serem adotadas, mas, há ainda medidas mais eficazes e mais eficientes que estas, como por exemplo a instalação de um sistema solar (energia solar).

A Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como por exemplo, o aquecimento solar e a energia solar fotovoltaica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com