TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

Por:   •  11/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE

ALUNO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

CIDADE - PR

2018

ALUNO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

Trabalho apresentado à disciplina Planejamento Estratégico Governamental, como pré-requisito à aprovação.

Professora: Neuza Corte de Oliveira

CIDADE - PR

2018

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo trabalhar com o Planejamento Estratégico Governamental voltado à questão da alta incidência de casos de focos de dengue nas residências do município de São Manoel do Paraná, buscando realizar um plano de ação para a resolução de tal problemática.

O Planejamento Estratégico Governamental no Brasil atualmente não é amplamente utilizado como um dispositivo de Gestão Pública, isso se explica pela sua origem nesse contexto, de habitar o plano de um Estado Herdado, que buscava realizar os planejamentos de forma manipuladora, sendo descartado com o passar dos anos e nas trocas de modelos de governos. Com isso, vê-se a necessidade de que o planejamento seja voltado para a transformação desse Estado Herdado para um Estado Necessário, o qual não deve apenas atender algumas demandas pontuais, mas que busque compreender quais são as demandas existentes nos mais diversos cenários da sociedade, para que assim possa procurar ações que satisfaçam essas necessidades (DAGNINO, 2014).

Nesse sentido, vê-se que o Planejamento Estratégico Governamental pode ser utilizado em diversos setores da administração pública. Aqui, ele será voltado para as ações de Vigilância Epidemiológica no SUS, que tem como função a observância de alguns aspectos para o controle do surgimento de endemias, devendo por em prática ações que possam atenuar ou extinguir tais surtos, buscando uma melhoria na qualidade de vida da população (BRASIL, 2009).

Porém, diante das diversas ações de enfrentamento as quais o setor público de saúde vem empreendendo nesse âmbito, ainda são visíveis a ocorrência de surtos em diversas cidades, como no caso citado nesse trabalho. A partir disso, a justificativa desse estudo gira em torno da preocupação da possibilidade de uma endemia relacionada à dengue no município, sendo relevante a busca por estratégias para minimizar e/ou extinguir o problema.

Assim, o objetivo foi construir um plano de ação voltado ao problema levantado, com vistas a um resultado satisfatório. Para isso, contou-se com o levantamento do problema, por meio dos discursos dos atores envolvidos nesse setor específico de atuação. Posteriormente foi feito o Diagnóstico da Situação-Problema, com vistas a levantar possíveis causas, consequências e nós críticos. Com isso, foi possível o desenho de um Fluxograma Explicativo, buscando delinear quais as questões de causa e conseqüência do problema levantado, estabelecendo relações entre elas. Além disso, também foram realizados planejamentos de ações, e o estabelecimento de uma Matriz Operacional.

A contribuição desse estudo é de expor as possibilidades de ação com a problemática específica da incidência de focos de dengue nas residências do município, demonstrando os passos necessários para a construção de uma estratégia e plano de ação, no intuito de trazer inspirações a outros setores que busquem resolução de um problema semelhante ou não.

2 DESENVOLVIMENTO E DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA

2.1 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

As secretarias municipais de saúde possuem como funções o planejamento, desenvolvimento, orientações, coordenações e execução da política de saúde do município, buscando realizar um trabalho que vá tanto para o cuidado ambulatorial, quanto o hospitalar. Ele também tem como responsabilidade a realização do manejo das ações vinculadas as práticas de vigilância sanitária e epidemiológica que façam parte da competência municipal (BRASIL, 1990).

No tocante desse estudo, o enfoque é voltado para a área de vigilância epidemiológica, que tem como sua função o fornecimento de incentivos para a execução das ações de controle de doenças e agravos, utilizando então um sistema atualizado de dados relativos aos integrantes do município em questão (BRASIL, 2009).

2.1.1 A ineficácia do controle dos focos de dengue nas residências do município

Como foco principal desse estudo, buscou-se alguma situação vista como ineficiente no município para a realização da intervenção por meio do Planejamento Estratégico Governamental. Assim, diante de algumas observações, foi possível selecionar os altos índices de residências autuadas com focos do mosquito da dengue. Esse tópico foi eleito como importante pelo seu grande potencial de consequências negativas a sociedade como um todo, visto que pode gerar um caso de surto de dengue entre os cidadãos.

Como visto, a saúde pública em suas diversas esferas busca realizar ações que freiem o avanço da proliferação de mosquitos dentro do município. Porém, tais iniciativas não estão cumprindo um efeito desejado dentro do município, visto a abrangência de residências que apresentaram focos do mosquito transmissor.

Realizando uma ação voltada especificamente para o panorama apresentado pelo município, foi possível construir um conjunto de ações pensadas para manter um maior controle sobre a incidência de casos, diminuindo o número de cidadãos doentes. O impacto de tal ação é relacionado a uma melhoria na qualidade de vida dos indivíduos, por meio das ações planejadas para isso

2.3 APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS AOS PROBLEMAS

[pic 1]

Diante de reuniões de equipe realizadas pelos técnicos do serviço de saúde municipal, foi levantada a questão do crescimento das taxas de focos de dengue encontrados nas residências do município. Com isso, houve uma grande preocupação do gestor, no sentido de que as ações que já vinham sendo empreendidas, como as visitas pelos agentes da dengue, as palestras dadas nas escolas, e os carros de som veiculando orientações, não estavam surtindo o efeito esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (68.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com