TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pluralismo Juridico

Por:   •  24/2/2019  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

AD1

ALUNA: Verônica da Silva Mendes

O aluno deverá realizar uma resenha sobre o conteúdo do vídeo sobre o pluralismo.

O pluralismo jurídico acredita em diversas formas de justiça através de um estado de direito levando a justiça de maneira igualitária a todos, representando as multiplicidade de pensamento. O pluralismo cria um direito paralelo ao direito transmitido pelas normas jurídicas, e para ser operacionalizado na sociedade brasileira é preciso levar em consideração a herança e a influência adquirida durante o processo de colonização, é preciso atribuir o processo de cultura visando os avanços sociais e econômicos, de forma que o pluralismo rompa o modelo formal e seja concebido através da redefinição da ética e da racionalidade da sociedade brasileira.

O reconhecimento do pluralismo revela uma compreensão crescente de elementos multiculturais criativos, um deles é o pluralismo jurídico que tem o mérito de revelar a rica produção legal informal engendrada pelas condições materiais, lutas sociais e contradições pluriclassistas. Esse também passa pela redefinição das relações entre poder centralizador de regulamentação do estado e pelo esforço desafiador de construir uma cultura política jurídica mais democrática é necessário pensar formas de produção do conhecimento que parta dos precedentes democráticos pluralistas como direito a diferença, a igualdade do direito, a autonomia e ao senso comum. E isso se intensifica contra a as ações políticas hegemônicas que se distancia do pluralismo e remete a sociedade a imposições padronizadas, enfraquecendo os estados nacional, fazendo com que a supremacia do mercado financeiro cresça. E através do declínio das práticas tradicionais das representações políticas faz a miséria aumentar.

Assim um projeto político é implementado pela modernidade para resolver essas questões, onde os direitos de todos serão assegurados. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (212.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com