TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Evolução Urbana de Viamão é Formado por 4 Períodos

Por:   •  3/11/2022  •  Resenha  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução Urbana

O Processo de evolução urbana de Viamão é formado por 4 períodos.

- O 1° (1680-1763) marca a fase de ocupação do território rio-grandense e organização das primeiras estâncias. Nessa época a igreja foi construída como fortaleza para proteger a população de ataques castelhanos ou outros grupos.

- O 2° (1763-1850) Inicio de um núcleo que define a função da capital da província do rio grande do sul.. desde a chegada dos açorianos (1750), houve aumento da população na região e criação de novas funções, desenvolvimento agropecuário tornou Viamão um centro importante de produção, e se firmou como centro político da oligarquia rural, destacando-se como vila setembrina.

- 3° (1845-1950) etapa mais importante de desenvolvimento, A Função política se intensifica e o crescimento comercial, mudanças que ficam claras através de equipamentos urbanos de ordem social e cultural.

- 4° (a partir de 1950) cidade se envolve nas relações da região metropolitana de POA, O processo de desenvolvimento dessa região e surgimento da industria em diversos municípios, excluiu Viamão. Porque o município estava fora da rota de circulação de mercadorias.

Viamão não participou da fase ferroviária e industrial. E não acompanhou os demais municípios a se subdividirem e criarem novos municípios.

O município permaneceu sendo o maior da região metropolitana (1551 quilômetros quadrados) mas distante da industrialização, abrigando a população que vinha a metrópole em busca de emprego e não podia pagar pela moradia nas cidades industriais.

Essa fase fica caracterizada pelo aumento da população, perda de funções, ausências de equipamentos que ajudaram a dar vida a cidade (cinemas, teatros,hotéis)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com