TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Sobre Sustentabilidade

Por:   •  3/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 4

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A sustentabilidade nas autarquias fornece cidadãos formados e capazes de traduzir o conhecimento em conhecimento da vida real. A educação ambiental pode mudar hábitos e criar uma sociedade sustentável. A sua integração horizontal na educação é o caminho para a mudança.

A Educação para a Sustentabilidade é um conceito que vincula o processo educacional aos três pilares da sustentabilidade, meio ambiente, sociedade e economia. Muito se falou sobre o desenvolvimento sustentável e seu impacto no impacto do desenvolvimento. O mundo ainda não encontrou um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental. Além disso, consumimos mais e também criamos um maior desequilíbrio na natureza devido ao desperdício excessivo e poluição excessiva e mau uso dos recursos naturais disponíveis. O exercício sustentado e consistente é necessário para restaurar o equilíbrio.

A educação para a sustentabilidade concentra-se em abordar questões-chave de sustentabilidade na aprendizagem. A ideia é incentivar a mudança de comportamento e ajudar as pessoas a entender melhor o mundo em que vivem, abordando questões complexas de sustentabilidade, como consumo de jogos, degradação ambiental, conflitos, violações de direitos humanos e muito mais. Tal modelo educacional, justamente por integrar a relação mútua entre o homem e a natureza, torna os alunos melhores assistentes sociais. Em outras palavras, ensina como aplicar os conhecimentos aprendidos no ambiente escolar ao cotidiano da sociedade.

A sustentabilidade busca um equilíbrio entre os recursos naturais existentes e o desenvolvimento dos mesmos pelas pessoas promovendo a consumo econômico e sustentável, por isso na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) encontramos este tema a partir das capacidades gerais da educação básica e é a décima aptidão comum tanto individual quando coletiva. Brasil (2018, p. 10).

Em Silva encontramos que:

Segundo Case (2006), as mudanças projetadas de temperaturas mais quentes e a diminuição da precipitação durante os meses já secos podem se manifestar em secas mais longas e talvez mais severas e mudanças substanciais na sazonalidade. Juntamente com as mudanças no uso da terra, essas mudanças podem levar a impactos devastadores, incluindo aumento da erosão, degradação dos sistemas de água doce, perda de solos de valor ecológico e agrícola, perda de biodiversidade, diminuição da produção agrícola, aumento da infestação de insetos e disseminação de doenças infecciosas (Case, 2006, p. 3, tradução nossa, apud SILVA e LEÃO, 2020, p.1).

A incompreensão humana em retirar da terra somente o que precisa e realizar também a renovação do que foi retirado, promove cada vez mais degradação do meio ambiente, o impacto se torna negativamente prejudicial até o planeta.

Silva e Leão (2020, p. 2) apresentam a contribuição de Gadotti entende que a compreensão de sustentabilidade precisa ir além das concepções de preservação dos recursos naturais e da viabilidade do crescimento sem agressão ao meio ambiente, então de forma holística, vai agregar-se ao equilíbrio consigo e com o universo, porque ele entende que as questões filosóficas também estão presentes (o próprio sentido do que somos, de onde viemos e para onde iremos).

Neste contexto, a participação da escola como responsável pela construção de saberes, formação de valores, relação humana e troca de experiências, qualificando o processo escolar, mas também é importante a participação da família.

A Ecopedagogia parte destes reflexões mostrando que essa crise tem origem ética, indo além de preconceitos econômicos sendo influenciada por dimensões históricas, sociais e culturais e políticas, por isso no exposto assim é possível perceber que há preocupação dos pesquisadores sobre o desenvolvimento sustentável. (SILVA e LEÃO, 2020).

As tecnologias se expandiram rapidamente, com isso seu acúmulo também se disseminou com tal proporção, expandindo o consumo na sociedade, dentro de um modelo de desenvolvimento reducionista, onde se esquece de considerar a limitação dos recursos naturais, ignorando a qualidade de vida das gerações futuras, a crise ecológica planetária se instaurou sendo suficiente para a autodestruição. (SILVA e Leão, 2020).

A Ecopedagogia surgiu a partir da evolução da Ecologia. (...) O seu sentido assume novas proporções à medida que vem se tornando um movimento pedagógico ou mesmo uma abordagem curricular. (...)
A Ecopedagogia trabalha com ética, sustentabilidade, complexidade, cuidado, cidadania planetária, democracia, além de outras categorias (Lopes, 2010, p. 14, apud SILVA E LEÃO, 2020, p.3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (198.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com