TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  2/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 4

MODELO DA ESTRUTURA DA EFETIVAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO

O relatório final de estágio, em face ao resultado encontrado a partir da execução do Plano de Ação estabelecido no início do estágio, deve atender aos seguintes aspectos:

  • Missão
  • Macroestratégias e Macropolíticas
  • Objetivos
  • Desafios
  • Estratégias
  • Políticas
  • Plano de ação
  • Normas e procedimentos
  • Ações
  • Análises
  • Apresentação de propostas
  • Conclusão

1-Missão: neste item, será tratada a missão a que se propõe a instituição onde se estagiou, levando em consideração informações que possam ser investigada durante o período de estágio, caso a instituição não tenha sua missão estabelecida em documento, junto a este item, deve-se fazer considerações sobre a missão idealizada pela instituição e a realidade de sua aplicabilidade.

2-Macroestratégias correspondem às grandes ações que servem de base para melhor interagir, usufruir e gerar vantagens competitivas no ambiente da instituição e Macropolíticas correspondem às grandes orientações que servem como base de sustentação para as decisões, de caráter geral, que a instituição toma para melhor interagir com o ambiente.

3-Objetivos: na seqüência, o relatório deve tratar dos objetivos que a empresa de estágio se predispõe a alcançar, seguido de uma análise se os mesmos estão integrados com a missão da instituição, com a proposta de trabalho que esta executa etc.

4-Desafios: o relatório deve ainda tratar sobre os desafios pelos quais a instituição passa no seu cotidiano e analisar o empenho que a mesma dedica a superação desses.

5-Estratégias: este item será onde o estagiário analisará o caminho que tem seguido a instituição para alcançar seus objetivos, superar seus desafios e a tentativa de alcançar suas metas.

6-Políticas: o relatório deverá tratar também de analisar os níveis de delegação das ações a serem efetivadas dentro da instituição, de acordo com as estratégias estabelecidas pela mesma, levando em consideração que a política adotada por uma gestão fornece parâmetros ou orientações para a tomada de decisões.

7-Plano de ação: toda instituição deve ter (em tese) um planejamento de suas ações, logo, o relatório deve trazer uma análise de como este plano de ação se executa ou, se for o caso, em caso da instituição não ter este planejamento estruturado, considerar as conseqüências verificadas em função disso.

8-Normas e procedimentos: neste item deve ser relatadas ou descritas as normas e ou procedimentos que a instituição assume no seu dia-a-dia que de alguma forma contribui para o alcance de suas atividades ou, de outra forma, que prejudicam o desenvolvimento de tais atividades.

9-Ações: nesta etapa do relatório, o acadêmico deverá relatar que papel desenvolveu na instituição durante o estágio, que ações aplicou (se for o caso), em que condições, em que período de tempo, em que setores, com que objetivos, com quais recursos disponibilizados, em que contribuiu etc.

10- Análises: diante de toda descrição efetivada até este momento do relatório, o estagiário deverá analisar a sua atuação na instituição, assim como a atuação da instituição, tomando como base os princípios teóricos apreendidos no decorrer da formação durante a graduação.

11-Apresentação de propostas: tomando como base conceitos científicos estudados no decorrer da graduação, o estagiário deverá apresentar propostas de ações para a instituição onde estagiou, na perspectiva de melhorar o desempenho da mesma e ou resolver dificuldades detectadas durante o estágio.

12-Conclusão: nesta última etapa do relatório, o estagiário de redigir um texto onde avalie o processo e período de estágio e a contribuição, ou não, deste em sua formação na graduação.

PLANO DE AÇÃO PARA ESTÁGIO

        O plano de ação é a ferramenta que norteará todas as ações que deverão ser desenvolvidas no decorrer da execução do estágio e, para tanto, faz-se necessário considerar os itens abaixo que não podem faltar em um Plano de Ação:

  • Identificação: Nome da Instituição de Ensino / curso / acadêmico / nome da instituição de estágio.
  • Justificativa: neste item deve ser tratado “o porquê” da elaboração do Plano de Ação, levando em conta a sua necessidade, a sua relevância ou importância e sua aplicabilidade.
  • Objetivos: devem ser elencados os objetivos que se pretendem alcançar durante a execução do estágio.
  • Identificação do problema: em princípio, o estagiário deverá fazer uma pesquisa exploratória no campo de estágio para detectar um problema na instituição e, a partir de então, gerar mecanismos de atuação durante o período de estágio. Este “problema” deverá nortear os encaminhamentos, ações e posturas assumidos durante o estágio, mas vale lembrar que o problema inicial que levou o acadêmico ao estágio poderá ser revisto n o decorrer do período de estágio, logo, neste caso, o relatório fará a abordagem da mudança de enfoque da ação.
  • Plano de Ação: neste item, deverá ficar especificado que ações deverão ser desenvolvidas pelo estagiário dentro da instituição, a partir do diagnóstico inicial feito por este no princípio do estágio (quando do reconhecimento da instituição e identificação do “problema”.
  • Cronograma: Deverá constar no plano de ação o período em que desenvolverá cada atividade proposta neste planejamento.

PROPOSTA DE FORMULÁRIO PARA O PLANO DE AÇÃO

[pic 1]

PLANO DE AÇÃO PARA ESTÁGIO

IDENTIFICAÇÃO[pic 2]

INSTITUIÇÃO

FACULDADE DE MACAPÁ

CURSO

ACADÊMICO ESTAGIÁRIO

INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO

JUSTIFICATIVA[pic 3]

[pic 4]

OBJETIVOS

[pic 5]

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

[pic 6]

PLANO DE AÇÃO

Estratégia

Setor

Estratégia

Setor

CRONOGRAMA[pic 7]

AÇÃO

PERÍODO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (192.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com