TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DO ESTÁGIO

Por:   •  25/1/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO

Silvana do Nascimento Araújo

CAMPINA GRANDE – PB

2017

Silvana do Nascimento Araújo

Relatório do Estágio de Conclusão de Curso

Relatório apresentado ao professores Mayara Arruda e Denis para obtenção de nota do Estágio Supervisionado do Curso Tecnólogo em Radiologia da Faculdade Maurício de Nassau, período 2016.2.

Campina Grande – PB

2017

1 INTRODUÇÃO

Este relatório possui a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o estágio Supervisionado, em prática hospitalar, através do desenvolvimento de conhecimento. Diante de tal conjuntura, com o objetivo de tornar claro esse documento, será entregue tal relatório.

No primeiro momento, encontra-se a exposição da organização onde foi realizado o estágio: Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, onde serão exibidas de forma objetiva suas características, como por exemplo, tempo de exposição de radiação, posicionamentos adequados para tais exames, principais atividades realizadas no centro de imagens, entre outras.

O curso de tecnólogo em radiologia tem duração de três anos e possui uma carga horária de estagio supervisionado em 200 horas, realizado no, o curso é disposto em algumas disciplinas como anatomia humana, microbiologia, mamografia, teoria das ondas, dosimetria, tomografia computadorizada, etc.

O acidente a ser citado logo em seguida será uma fratura de úmero direito, com uma fratura multifragmentaria, com estilhaços de pólvora do membro superior direito, o paciente foi trazido pelo SAMU e escolta policial.

2 REFERENCIAL TERORICO

O período de estagio supervisionado é de regime diurno e seu período de funcionamento é de 13:00 às 18:00 horas e também finais de semana, porém sou suposta a estágios com os 2 professores

Primeiramente o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia deverá estar apto a atuar nas seguintes áreas do diagnóstico por imagem, alguma serão citadas abaixo:

  • Radiologia convencional e digital;
  • Mamografia convencional e digital;
  • Tomografia Computadorizada;
  • Ressonância Magnética;
  • Densitometria Óssea;
  • Radiologia Odontológica;
  • Técnicas radiológicas especiais;
  • Hemodinâmica;
  • Medicina Nuclear.
  • Radioterapia.

Estágio curricular foi iniciado no dia 07 de janeiro e com termino em 31 de março, no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, supervisionado pelos professores Maryara e Denis, o hospital é referência em traumatologia para quase 220 municípios da Paraíba, Pernambuco e rio grande do norte, e outro mais. Para o estágio curricular de tecnólogos em radiologia da instituição Maurício de Nassau de campina Grande foi disponibilizado para o aprendizado na pratica das técnicas radiológicas dois aparelhos de Raio-X, de marca Shimadzu e seis aparelhos de raio-x moveis da mesma marca para realização de exames em áreas externas (UTI, Centro Cirúrgico [intensificador de imagens] e Alas); um CR e um DR (radiologia digital), onde as imagens são enviadas e vistas via computadores interligados em todo o hospital.

Inúmeros tipos de fraturas são acometidas no hospital: transversa, cominutiva, obliqua, espiral e impactada ou comutativa.

Foi realizado o exame de Raio-X, no paciente Marcos Eduardo Silva da Fonseca, 21 anos, da cidade de Campina grande, com a paciente de fratura por arma de fogo, só foi realizado a posição em AP, pois paciente se limitava a realizar tal procedimento em perfil. Após a realização do exame, o paciente foi enviado para o Medido Ortopedista avaliar o exame, e se possível foi enviado ao Centro Cirúrgico com urgência, dependendo da gravidade da fratura e de como esteja os projeteis em seu membro. Só se é confirmado a fratura após a radiografia do segmento acometido, sempre incluindo o osso todo, ou seja, as extremidades acima (ombro) e abaixo (cotovelo) da fratura devem ser visualizadas, devido a possibilidade de outras fraturas associadas, no mesmo osso.

[pic 3]

Fratura multifragmentaria de terço médio do úmero, provocada por arma de fogo de grande calibre, o mesmo disse que foi por uma espingarda. Na imagem é possível perceber ainda vários fragmentos de chumbo do projétil.

A abordagem é a mesma de sempre para traumas de arma de fogo, armas branca, acidentes com alta energia, seguidos da conduta especializada, que depende do perfil das fraturas, sejam elas expostas ou fechadas, cominutiva ou com traço simples.

No caso abordado aqui, temos uma situação onde a fratura do úmero foi exposta (quando há comunicação do hematoma fraturário com o meio externo), resultando em maior instabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (360.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com