TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento e Seleção

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

ATPS de Técnicas de Recrutamento e Seleção

Ana Paula Comis Motta – RA 2626484239 – Tecnologia em Recursos Humanos
Ana Paula de Andrade - RA 3345568108 – Tecnologia em Recursos Humanos
Andressa V Nascimento - RA 3345571003 – Tecnologia em Recursos Humanos
Beatriz Letícia Paludo – RA 2317362591 – Tecnologia em Recursos Humanos
Maria Leandra Paludo – RA 2317362597 – Tecnologia em Recursos Humanos

   

São Paulo/SP
2012

Ana Paula Comis Motta
Ana Paula de Andrade
Andressa Vidal do Nascimento
Beatriz Letícia Paludo
Maria Leandra Paludo

ATPS : Técnicas de Recrutamento e Seleção

Profº EAD: Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Tutora Presencial: Zuleica Berretta
Profº Tutor a Distancia: Arley Regina Lobo


Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Técnicas de Recrutamento e Seleção.

São Paulo/SP
2012

Introdução:

O trabalho tem como propósito abordar alguns temas pertinentes ao tema “Técnicas de Recrutamento e Seleção”.

O Recrutamento e Seleção de Pessoal é um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido.

A organização que oferece um plano efetivo de recursos humanos, consegue recrutar mais facilmente e manter pessoal qualificado, motivado e principalmente produtivo.

Desenvolvimento

Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro de uma organização. Para ser eficaz o recrutamento deve atrair um contingente e candidatos suficientes para abastecer adequadamente o processo de seleção que é de extrema importância para uma organização.

Processo de Seleção é a escolha do candidato certo para a função certa, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.

Mercado de Trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, é entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “Mercado de Trabalho”.

Mercado de Recursos Humanos é o conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, vagas, isto é, que possuem conhecimento e capacidades necessárias ao cargo. O absenteísmo, a ausência física do empregado que pode se dar por vários motivos (afastamento, licença Maternidade, acidente de trabalho, falta por motivos particulares, etc...) ou então se o empregado não tiver comprometimento para com o seu trabalho e consequentemente para com a empresa.

A grande importância da contratação do analista de recursos humanos para a implantação do setor de “Recrutamento e Seleção” é ter como principal função oferecer suporte a organização pessoal de uma empresa visando a integração do seus setores. O analista de RH tem que ter capacidade de identificar problemas, formular e implantar soluções para obter o sucesso profissional.

As decisões de contratação de pessoal são estratégicas, pois em função delas a organização disporá ou não de competências profissionais necessárias para a consecução dos seus objetivos.

O planejamento de pessoal é uma ferramenta que permite que as organizações tomem decisões sobre contratação de pessoal mais acertadas. Se realizado de maneira proativa, ele fornece uma boa visibilidade do quantitativo  de profissionais e das competências necessárias.

A partir do direcionamento estratégico da organização, expresso pela visão, missão, objetivos estratégicos e indicadores de desempenho, identificam-se as competências essenciais da organização desdobrando-as em competências profissionais. A partir daí, é realizado um diagnóstico para identificar os gaps de competências, comparando-se as necessárias e as já existentes na organização, tornando-se a decisão de desenvolvê-las internamente ou captá-las no mercado de trabalho. Essa forma de antecipar necessidades requer que a área de RH trabalhe muito integrada com a área de planejamento da empresa. O ideal é que área de RH participe ativamente do planejamento estratégico da organização, ao invés de somente ser informada das necessidades de pessoal após a as realização; agindo-se dessa forma o impacto das estratégicas nas necessidades de pessoal poderá ser utilizado como mais um critério para definir os rumos da organização.

Descrição de Cargo são os formulários criados contendo tópicos mencionados nas instruções para vaga que esta sendo tratada para a empresa, nele mencionamos as principais tarefas ou atividades que compõem as responsabilidades do cargo utilizando frases objetivas, indicando sempre o que é feito e para que é feito, neste caso temos a vaga de Analista de Recursos Humanos que contém as seguintes instruções:

Nome do cargo: Analista de Recursos Humanos

Sumário das Atividades: Executar tarefas ligadas à área de RH. Participar do levantamento e analise de necessidade, executar atividades pré-estabelecidas pelos seus superiores para implantação ou desenvolvimento de plano de carreira, programas de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, plano de benefícios, segurança do trabalho e manter interface com as unidades de negócio e gestores para identificação de necessidades de RH.

Jornada: 40 horas semanais

Salário: R$ 2.500,00

Formação: Superior Completo em Administração ou Psicologia.

Outros Cursos: desejável curso de especialização na área de gestão de pessoas.

Experiência:  mínima de 6 meses.

Benefícios: plano de saúde, vale-refeição e alimentação, auxílio creche, auxílio combustível, convênio com cursos de línguas.

Oportunidades de Desenvolvimento: treinamentos na área, progressão profissional e bolsa de estudo(especialização).

Restrição: disponibilidade para viagens.

As fontes de Recrutamento que poderão ser utilizadas na captação a vaga de Analista de Recursos Humanos serão as seguintes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com