TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5

3 ESTUDO DE CASO

  1. Empresa Alfa

A Alfa é uma empresa ética e socialmente responsável que atua no mercado de eletrodoméstico orientado por sua visão, missão e valores.

Promove a inovação e melhoria continua na qualidade de produtos e serviços, visando à sustentabilidade do negócio e a satisfação dos clientes, ao mesmo tempo em que garante o cumprimento da legislação e dos demais requisitos aplicáveis.

Desenvolve ações que visam à prevenção da poluição, resguardando a saúde e segurança dos colaboradores, de forma a buscar o equilíbrio entre as dimensões econômica, ambiental e social.

3.1.1 Logística Interna

A logística interna da empresa Alfa faz avaliação no pátio e funcionam com a chegada do transporte, os funcionários da empresa terceirizada é responsável para o descarregamento e desembalarem.

Para cada carregamento existem avaliações para várias áreas.

Funcionários da empresa Alfa fazem a avaliação estética dos produtos eletrodomésticos, que os mesmo encaminham para diversas áreas como:

- Cabine de retoque (fazem pequenos retoques de pintura);

- Linha de montagem (refrigeradores prontos para retornarem para produção)         

- Dopp (Devoluções Obrigatórias de  Produtos e Pecas); Refrigeradores DOPP (devolução obrigatória de peças e produtos trocados em garantia) tem como objetivo o compromisso ecológico, a satisfação do consumidor e a parceria e gestão das devoluções na Assistência autorizada.

- Remanufaturado (Refrigeradores com pequenos defeitos estéticos) tem como intuito reaproveitar e vender por menores preços.

- Sucata (Scrap) refrigerador com deformidades estéticas e funcionais.

3.1.2 Parceria da Empresa Alfa

As empresas de parceria oferecem serviços das operações de transporte de carregamento e conferências de cargas chegadas e saídas. Faz operações nas necessidades e o fluxo de materiais e produtos da organização, e melhoramento das rotinas tornando mais eficaz e eficientes.

As novas exigências para a atividade logística no mundo passam pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da fabricação, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custeio, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios.

  1. Aplicação do Método Utilizado

Este estudo sobre a  APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP) PARA REDUÇÃO DO ÍNDICE DE ENVIO DE REFRIGERADORES DE UMA EMPRESA PARA SUCATA, possibilitada pela análise dos dados coletados da empresa em estudo e pela sua transformação em informações úteis a solução do problema aqui apresentado. A aplicação de cada etapa do método será aqui explicitada, com os objetivos que foram propostos pelo estudo.

3.2.1 Etapa 1: Identificação do Problema

No setor que chegam das transportadoras os produtos que não haviam funcionado adequadamente ao serem recebidos pelos clientes, observou-se que muitas vezes os mesmos eram colocados como sucata, mesmo sem serem testados, para determinar se poderiam ser recuperados e reaproveitados como remanufaturados e qual a origem da anomalia, desta forma determinou-se  a confecção de uma planilha, a partir de 26 de abril de 2015 para identificar a origem de retorno do produto, estabelecendo o mês de setembro para final do período de identificação.

3.2.2 Etapa 2: Levantamento de Dados

Confeccionou-se uma planilha, preenchida diariamente, para identificar o modelo do produto, motivo da rejeição, origem de retorno do produto, analise do defeito, destino, origem do defeito.

3.2.3 Etapa 3: Análise do Problema

Através dos dados gerados na etapa anterior, foi possível a elaboração de um Gráfico de Pareto, como mostra a figura 8

Figura 8 Gráfico de Pareto – DEFEITOS APRESENTADOS NO PERÍODO ANALISADO

[pic 1]

FONTE: Planilha de dados da empresa Alfa/2015

Através do diagrama de Pareto, foi possível identificar os principais defeitos dos produtos que retornaram através da logística. Essas causas possibilitaram identificar os principais responsáveis pelos defeitos, ou seja, podem não ser causas e sim efeitos de algum problema.

Constatou-se que muitas vezes os  produtos simplesmente eram descartados como sucata sem nem passarem por testes para que fossem colocados como remanufaturas, entre os problemas detectados haviam aqueles que podiam ser solucionados de imediatamente após sua constatação.

3.2.4 Etapa 4: Plano de Ação

Com  uma  análise  detalhada  do  problema,  foi  possível  a  elaboração  de  um  plano  de  ação eficaz,  que  combatesse  as  diversas  causas  do  problema, este plano de ação consistiu em identificar inicialmente nos principais defeitos apresentados nos refrigeradores os detalhes dos mesmos e os responsáveis diretos, se a fábrica, processo ou mesmo o fornecedor. Em seguida enviar o produto para reparo e deixa-lo em condições de retornar como remanufatura e em último caso como sucata. No quadro a seguir (Quadro 1) apresenta-se um contexto dos principais defeitos, dos que apareceram com mais frequência.

Quadro 1 – PRINCIPAIS DEFEITOS ANALISADOS E SUAS ORIGENS

COMPRESSOR

PRODUTO (Refrigerador)

UNIDADE SELADA

TIPO DE DEFEITO

QTDADE

ORIGEM DO DEFEITO

TIPO DE DEFEITO

QTDADE

ORIGEM DO DEFEITO

TIPO DE DEFEITO

QTDADE

ORIGEM DO DEFEITO

Alta Amperagem

10

Fornecedor

Baixo Rendimento

05

Fábrica

Baixo Rendimento

08

Processo Fábrica

Não liga Inversor

06

Fornecedor

Não gela

20

Fábrica

Sem gás/Entupido

08

Fábrica

Trancado

14

Fornecedor

Choque

02

Fábrica

Vazamento Interno

03

Fornecedor

Não Comprimi

03

Fornecedor

Outros

05

Fábrica

Vazamento Externno

05

Fábrica

TOTAL

33

-

32

24

Fonte: Planilha de dados da empresa Alfa/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com