TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Circulatório

Por:   •  4/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.256 Palavras (14 Páginas)  •  12 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Sem a pretensão de esgotar o tema, este trabalho pretende discorrer sobre o sistema circulatório humano, como é composto, seu funcionamento, algumas doenças que o acometem, pois estas representam uma das principais causas de morte no país como também é uma importante causa geradora de incapacidade na população.

O Sistema circulatório é o protagonista do transporte interno de sangue através de todo o organismo, seu objetivo é levar elementos nutritivos necessários para a manutenção e sobrevivência das células, retirar resíduos metabólicos, inclusive gás carbônico (CO2) dos tecidos e transportar oxigênio a todos os tecidos do organismo, eliminar os produtos finais do metabolismo e também é responsável por distribuir os hormônios.

Tal sistema é constituído principalmente por sangue, coração e vasos sanguíneos, vasos linfáticos e linfa.

1. SISTEMA CIRCULATÓRIO

Conhecido também como sistema cardiovascular, ele é formado pelo coração e vasos sanguíneos. Tal sistema é responsável pelo transporte de nutrientes, gases, hormônios, excreções e anticorpos para as diversas partes do corpo. Como o sangue é o responsável pelo transporte, é possível afirmar que a circulação sanguínea corresponde a todo o percurso do sistema circulatórioe que além do transporte, o sistema circulatório nos protege contra lesões e micróbios estranhos, na coagulação protege contra perda de sangue, e os glóbulos brancos auxiliam na imunidade contra muitas doenças.

No caso dos mamíferos, o sistema circulatório é fechado (o lado direito não se conecta ao esquerdo) e dividido em dois átrios e dois ventrículos a eficiência desse sistema é responsável por permitir o modo de vida endotérmico.

A temperatura do corpo dos animais é determinada por uma função que relaciona o calor produzido, o calor conservado e o calor perdido. Chama-se termorregulação o processo no qual os animais mantêm a temperatura dentro de uma faixa de valor ideal para a manutenção de seus processos biológicos. O calor para que ocorra a termorregulação pode vir do próprio metabolismo do animal ou de fontes externas. Os animais endotérmicos mantêm sua temperatura corporal estável, independentemente das alterações ambientais, como os mamíferos (humanos inclusive), aves e outros.

A seguir, imagem demonstrativa dos elementos básicos no sistema circulatório dos mamíferos, melhor descritas no capítulo seguinte:

Figura 1 – Sistema Circulatório

2. COMPONENTES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

Importante notar, além do conceito científico do sangue, o olhar que a nossa legislação possui sobre o tema.

Em consulta ao Artigo 2º da Lei Federal 10.205 de 21/03/2001, entende-se por sangue, componentes e hemoderivados os produtos e subprodutos originados do sangue humano venoso, placentário ou de cordão umbilical, indicados para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, assim definidos: I - sangue: a quantidade total de tecido obtido na doação; II - componentes: os produtos oriundos do sangue total ou do plasma, obtidos por meio de processamento físico; III - hemoderivados: os produtos oriundos do sangue total ou do plasma, obtidos por meio de processamento físico-químico ou biotecnológico. Seguem-se as definições científicas necessárias ao tema.

2.1. Sangue

Define-se como um tecido conjuntivo formado por duas porções: a líquida (plasma) e a celular, no caso os elementos figurados (leucócitos, eritrócitos e plaquetas).

As células sanguíneas são produzidas principalmente em um tecido presente no interior de alguns ossos do corpo humano, denominado medula óssea. Ao final do subitem alguns exemplos foram trazidos de maneira a exemplificar o conteúdo abordado.

2.1.1. Plasma

Conceituada como a parte líquida do sangue, sua composição é de 90% de água, mas contém também íons, proteínas e substâncias transportadas. A água é a substância responsável por manter o volume sanguíneo constante.

Nele estão dissolvidos os nutrientes bem como algumas proteínas, gases, enzimas, hormônios e resíduos metabólicos das células. Ajuda a regular a quantidade de água entre o sangue e os tecidos do corpo. Também participa da defesa contra microrganismos invasores no processo da coagulação

2.1.2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com