TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Circulatório

Por:   •  4/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.256 Palavras (14 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Sem a pretensão de esgotar o tema, este trabalho pretende discorrer sobre o sistema circulatório humano, como é composto, seu funcionamento, algumas doenças que o acometem, pois estas representam uma das principais causas de morte no país como também é uma importante causa geradora de incapacidade na população.

O Sistema circulatório é o protagonista do transporte interno de sangue através de todo o organismo, seu objetivo é levar elementos nutritivos necessários para a manutenção e sobrevivência das células, retirar resíduos metabólicos, inclusive gás carbônico (CO2) dos tecidos e transportar oxigênio a todos os tecidos do organismo, eliminar os produtos finais do metabolismo e também é responsável por distribuir os hormônios.

Tal sistema é constituído principalmente por sangue, coração e vasos sanguíneos, vasos linfáticos e linfa.

1. SISTEMA CIRCULATÓRIO

Conhecido também como sistema cardiovascular, ele é formado pelo coração e vasos sanguíneos. Tal sistema é responsável pelo transporte de nutrientes, gases, hormônios, excreções e anticorpos para as diversas partes do corpo. Como o sangue é o responsável pelo transporte, é possível afirmar que a circulação sanguínea corresponde a todo o percurso do sistema circulatórioe que além do transporte, o sistema circulatório nos protege contra lesões e micróbios estranhos, na coagulação protege contra perda de sangue, e os glóbulos brancos auxiliam na imunidade contra muitas doenças.

No caso dos mamíferos, o sistema circulatório é fechado (o lado direito não se conecta ao esquerdo) e dividido em dois átrios e dois ventrículos a eficiência desse sistema é responsável por permitir o modo de vida endotérmico.

A temperatura do corpo dos animais é determinada por uma função que relaciona o calor produzido, o calor conservado e o calor perdido. Chama-se termorregulação o processo no qual os animais mantêm a temperatura dentro de uma faixa de valor ideal para a manutenção de seus processos biológicos. O calor para que ocorra a termorregulação pode vir do próprio metabolismo do animal ou de fontes externas. Os animais endotérmicos mantêm sua temperatura corporal estável, independentemente das alterações ambientais, como os mamíferos (humanos inclusive), aves e outros.

A seguir, imagem demonstrativa dos elementos básicos no sistema circulatório dos mamíferos, melhor descritas no capítulo seguinte:

Figura 1 – Sistema Circulatório

2. COMPONENTES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

Importante notar, além do conceito científico do sangue, o olhar que a nossa legislação possui sobre o tema.

Em consulta ao Artigo 2º da Lei Federal 10.205 de 21/03/2001, entende-se por sangue, componentes e hemoderivados os produtos e subprodutos originados do sangue humano venoso, placentário ou de cordão umbilical, indicados para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, assim definidos: I - sangue: a quantidade total de tecido obtido na doação; II - componentes: os produtos oriundos do sangue total ou do plasma, obtidos por meio de processamento físico; III - hemoderivados: os produtos oriundos do sangue total ou do plasma, obtidos por meio de processamento físico-químico ou biotecnológico. Seguem-se as definições científicas necessárias ao tema.

2.1. Sangue

Define-se como um tecido conjuntivo formado por duas porções: a líquida (plasma) e a celular, no caso os elementos figurados (leucócitos, eritrócitos e plaquetas).

As células sanguíneas são produzidas principalmente em um tecido presente no interior de alguns ossos do corpo humano, denominado medula óssea. Ao final do subitem alguns exemplos foram trazidos de maneira a exemplificar o conteúdo abordado.

2.1.1. Plasma

Conceituada como a parte líquida do sangue, sua composição é de 90% de água, mas contém também íons, proteínas e substâncias transportadas. A água é a substância responsável por manter o volume sanguíneo constante.

Nele estão dissolvidos os nutrientes bem como algumas proteínas, gases, enzimas, hormônios e resíduos metabólicos das células. Ajuda a regular a quantidade de água entre o sangue e os tecidos do corpo. Também participa da defesa contra microrganismos invasores no processo da coagulação

2.1.2. Células

São subdivididas em leucócitos (glóbulos brancos), eritrócitos (glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias) e plaquetas (fragmento celular, originado da célula megacariócita).

Figuras 1 e 2 – Células, Composição Sanguínea

2.2. Coração

Órgão do sistema circulatório que possui como função bombear sangue para o corpo. Tal órgão não absorve nenhum nutriente do sangue que passa por ele, o pega através das artérias e das veias. Localizado em uma região chamada de mediastino, entre os dois pulmões, sendo que a ponta está virada para o lado esquerdo. O movimento de sístole é a contração do coração e o de diástole é o relaxamento.

2.2.1. Válvulas do Coração

A mitral, também conhecida como bicúspide possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo esquerdos, a tricúspide possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo direitos, a aórtica localiza na saída do ventrículo esquerdo para a aorta, possibilitando o fluxo sanguíneo entre essas duas estruturas e, por fim, a pulmonar que está localizada na saída do ventrículo direito para a artéria pulmonar, possibilitando o fluxo sanguíneo entre essas duas estruturas. As válvulas aórtica e pulmonar são conhecidas como semilunares e se abrem pela pressão gerada durante a contração dos ventrículos.

O coração humano é tetracavitário, possui dois átrios e dois ventrículos. O lado direito do coração não pode comunicar com o esquerdo, para possibilitar uma circulação completa (em que o sangue venoso não se mistura com o arterial) que auxilia na homeotermia.

As figuras a seguir demonstram em detalhes os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com