TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Técnico em Alimentação Escolar

Por:   •  23/1/2019  •  Monografia  •  2.915 Palavras (12 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 12

PROFUNCIONÁRIO

CURSO:  Técnico em Alimentação Escolar

DISCIPLINA: Gestão em Educação Escolar.

        

MEMORIAL DESCRITIVO

NOME DO CURSISTA: Wagner da Silva de Arruda

PROFESSOR(A) MEDIADOR(A): Profª Suely Bastos da Fonseca.        

        

Cuiabá, 28 de Dezembro de 2018.

Comecei o curso no dia 20/09/2017, Polo Cuiabá, meu nome é Wagner da Silva de Arruda e  o nome do meu Professor(a) Mediador é Suely Bastos da Fonseca.

Unidade I - A administração ou gestão da escola: concepções e escolas teóricas.

Nessa unidade conheci o enfoque cultural e as discussões mais recentes sobre gestão e gestão escolar com destaque para a discussão sobre a função social da educação e da escola. Refleti sobre a importância da construção de processos que contribuem para a democratização da gestão escolar incluindo, nesse contexto, uma reflexão sobre a função social da escola e a importância de ações e práticas pedagógicas direcionadas a aprendizagens significativas de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

“A gestão democrática, entendida, portanto, como espaço de deliberação coletiva (estudantes, funcionários, professores, pais ou responsáveis), precisa ser assumida como base para a melhoria da qualidade da educação e aprimoramento das políticas educacionais, enquanto políticas de Estado articuladas com as diretrizes nacionais para todos os níveis e modalidades de educação/ensino.” (DOURADO; AMARAL. 2011, p.303).

Unidade II - A Reforma do Estado brasileiro: a gestão da educação e da escola

Nessa unidade, aprendi sobre a discução sobre a Reforma do Estado e seus impactos na Educação Brasileira. Aprendi sobre alguns indicadores educacionais e foi destacado alguns desafios para garantir a universalização da educação básica.

Vi que as políticas educacionais são dinâmicas e contraditórias requerendo, de todos e de cada um, o engajamento na defesa da educação de qualidade e democrática. Nessa direção, situamos o processo de avaliação da educação básica destacando seus limites e potencialidades.

Na perspectiva de identificar espaços de discussão e deliberação acerca da educação nacional foi destacado, entre outros, a legislação educacional, o papel do Fórum Nacional de Educação, bem como a importância das lutas em prol da democratização da escola pública.

Unidade III - Gestão democrática da escola pública: concepções e implicações legais e operacionais

Nesta unidade aprendi sobre os conceitos de gestão e gestão escolar, as bases legais bem como as especificidades dos processos de organização e gestão da escola.

Foi destacado ainda, o Projeto Político Pedagógico, suas finalidades e importância como um dos principais instrumentos para a organização pedagógica, do trabalho e das atividades da escola.

O que por sua vez foi muito importante, pois muitos viemos de outras áreas profissionais e nos ajudou muito a entender sobre o PPP.

        

Unidade IV - Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar

Na educação temos alguns mecanismos de participação da comunidade escolar com destaque para a eleição de diretores e o conselho ou colegiado escolar.

A importância da autonomia para a construção da identidade da unidade escolar foi enfatizada destacando as diferentes dimensões que a compõem. A autonomia não deve resultar no abandono da unidade escolar e sim no reconhecimento de suas especificidades e direcionadas a melhoria dos processos formativos que esta oferece.

Todos esses aspectos nos possibilitam afirmar a importância dos processos de participação e de aprendizado como base para a construção de uma gestão democrática e, portanto, participativa.

Unidade V - Gestão democrática e os trabalhadores em educação

Nesta unidade, retomamos alguns conceitos tratados ao longo do módulo enfatizando o aprendizado o exercício democrático.

Nesse processo, se destacou a importância dos profissionais da educação, sua identidade. Ao ressaltar os processos de trabalho dos funcionários de escola buscou-se ressaltar a importância de se articular, no dia a dia da escola, a estrutura administrativa e pedagógica.

Assim, a gestão democrática entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar deve envolver pais, professores, estudantes e funcionários, na organização, na construção e avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola. Quanto mais coletivos e participativos forem os processos de organização e gestão da escola, maiores serão as possibilidades de novos

aprendizados no exercício pedagógico da participação e, portanto, da gestão democrática.

Pratique nº01

Escolha de cinco a sete pessoas entre pais, mães, professores, colegas, funcionários e estudantes, e faça as seguintes perguntas: quais são as funções da escola hoje em dia? O que a escola representa para a cidade, para o bairro? A conversa deve ser registrada em seu memorial.

As respostas variam de acordo com o conhecimento de cada um, quando se pergunta para os professores e para os funcionários qual a função da escola a resposta é a que está de acordo com o PPP da escola. Que é o de educar e ensinar para a vida, formar cidadãos conscientes de seus direitos e de seus deveres.

Muitos dos pais e dos alunos que não tem conhecimento de qual é a verdadeira função da escola acreditam que a escola é somente para ensinar as disciplinas curriculares obrigatórias.

A escola representa um elo entre o conhecimento e a comunidade escolar, dando uma oportunidade a todos de se tornarem cidadãos capazes de transformar a sociedade em que vivem, essa foi a opinião de todos sobre o que representa a escola para a cidade e para o bairro.

Pratique nº2

Pesquise sobre qual é a estrutura de um conselho ou colegiado escolar e sobre a forma de escolha e de atuação de cada membro, e registre no seu memorial. Participe de uma reunião, leia sobre (cadernos conselho escolares) e procure identificar quais são as temáticas mais debatidas destacando a participação de funcionário de escola nesse processo. Liste as deliberações desse órgão e procure investigar se estas foram consideradas no dia a dia da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (268.6 Kb)   docx (118.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com