TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O boticario

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.865 Palavras (12 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 12

O BOTICÁRIO

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, 4° semestre.

Disciplina: Criatividade, Modelos Mentais e Gestão da Inovação.

Professor. Fernando Nogata Kanni

São Paulo

2013

RESUMO

            O presente trabalho tem por objetivo compreender o processo de inovação da empresa O Boticário, que atua na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Sendo a empresa O Boticário de nível mundial, buscamos os conceitos mercadológicos e as principais estratégias competitivas, desenvolvimento e inovação adotados pela empresa a cultura e organização e o modelo de gestão da mesma. A empresa Boticário atua em um mercado competitivo e tem que estar à frente as mudanças do mercado tornando a inovação, melhores equipamentos tecnológicos, para isso busca melhores colaboradores no mercado com capacitação que atendam seus objetivos, busca sempre o treinamento e capacitação do profissional para atender a publico cada vez mais exigente, tudo isso para e essencial para o crescimento e desenvolvimento da marca.

. Introdução

Este trabalho tem como objetivo alinhar o conceito de inovação e criatividade aplicado à organização o Boticário. Segundo Israel Feferman,(2013) diretor de Pesquisa e Inovação do Grupo Boticário. “a inovação é uma das estratégias principais do O Boticário. O Brasil é um mercado dinâmico e maduro e a necessidade de lançamentos é a regra de mercado”, ainda segundo Feferman O Boticário entende inovação nos negócios de forma ampla, permeando todas as áreas da empresa, pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias, conceitos e produtos, estratégia comercial e também o sistema de gestão e as novas formas de relacionamento com os públicos.

Em tempos da economia globalizada, a capacidade das empresas em inovar não somente representa uma vantagem competitiva, mas é também um fator estratégico para a sustentabilidade do negócio.

A essência da inovação é questionar as crenças existentes e desafiar a lógica convencional. A partir desse pensar diferente, podem surgir ideias que revolucionam o mundo, novos produtos e serviços são criados.

Observou-se que uma questão sempre presente nas discussões sobre inovação é como promover a criatividade, quebrar paradigmas, instigar novos conceitos, sair do círculo da mesmice que desmotiva os colaboradores e favorece a concorrência. O desafio é construir um clima propício para que as pessoas criem vínculos e escolham engajar-se, comprometer-se com os objetivos da organização.

Segundo Roberto Bernardes (2007), as inovações em processos organizacionais são renovações de procedimentos, que proporciona novos aprendizados, favorecendo a organização a se adaptar a concorrência mercadológica. A empresa deve inovar em tecnologia para se tornar competitiva e aumentar seu lucro. As inovações surgem a todo instante, por isso as organizações devem ter percepção para inovar no momento certo.

2. Metodologia da Pesquisa

          O presente estudo é uma pesquisa descritiva com um diagnostico de atuação e inovação da empresa O Boticário. O método de coleta dos dados utilizado se deu através do site da empresa, informações divulgadas  por meio de comunicação como revistas e jornais, e setores responsáveis pelo mercado nacional no ramo de atuação.

           Inicialmente procuramos nos sites de busca a historia da empresa O Boticário, os produtos e serviços oferecidos e a forma de atuação, a maior quantidade de dados apresentados nesta pesquisa se constitui com as informações do site do O Boticário devido à veracidade das informações.

           Pesquisamos artigos com informações sobre o cenário externo da organização dando ênfase as seguintes questões: Quem são os principais  concorrentes da empresa no setor que atua. Quais são as grandes demandas da organização? O que o mercado de cosméticos exige das organizações?

            Na maioria dos artigos  e trabalhos acadêmicos que encontramos não constam citações e referencias sendo que os dados são coerentes  com os encontrados no site do O Boticário.

           Pesquisamos informações de como a empresa se comporta frente ao conceito de sustentabilidade, mediante a condição de produção e consumo de seus produtos, o quanto a produção de seus produtos afeta o meio ambiente.

           Buscamos informações sobre as inovações no setor de cosméticos, as inovações da empresa quanto aos processos e produtos.

            Pesquisamos as informações de uma maneira genérica, não nos aprofundamos nas buscas detalhadas dos produtos individuais, contrapondo as concorrentes, pois se tratando da dimensão do ramo de cosmético no Brasil.

3. História da marca O Boticário

O Boticário é uma rede de franquias no seguimento de cosmético, foi fundada em 1977 por Miguel Krisgner que era dono de uma Farmácia de Manipulação na cidade de Curitiba (PR), que além do aviamento de receitas, começou a produzir cremes faciais à base de algas marinhas e colágeno. Com desejo de se modernizar e com o intuito de inovar, Krisgner teve como estratégia atender cada cliente de forma personalizada. Rapidamente as fórmulas conquistaram os consumidores da cidade.

Dois anos depois, Krisgner viu a oportunidade de abrir  uma segunda loja no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A nova unidade impulsionou as vendas e a disseminação da marca pelo Brasil, pessoas que passavam pelo aeroporto conheciam os produtos e os levavam para presentear ou revender em suas cidades.

 Em 1981, com o sucesso da primeira loja O Boticário, o empresário vislumbrou a oportunidade de franquear a marca. Embora, na época, nem a conceituação de modelo fosse muito conhecida, O Boticário conseguiu formatar a rede e dar o salto que, no ano seguinte exigiria a inauguração de uma fábrica de grande porte em São José dos Pinhais, na grande Curitiba. A fábrica inaugurada em 1982, numa área de mil metros quadrados, contava com 27 funcionários que trabalhavam pra produzir cerca de 400 mil unidades por ano.

O segundo grande momento da expansão foi em 1985, quando, já contava com várias lojas no país, iniciou a expansão internacional com a abertura de uma loja em Portugal, que se expandiu e hoje soma mais de 73 lojas exclusivas em outros 23 países como  Estados Unidos, México, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Egito, Grécia, cabo verde, Suriname, Nicarágua, El Salvador, Venezuela, Bolívia, Peru, Uruguai, Paraguai, Moçambique, África do Sul, angola, Japão e Austrália e no Brasil hoje com mais de 2.700 lojas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com