TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 4



[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTAO DE RH 2 SEMESTRE

IVONE DIAS ROCHA

O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH

[pic 3]

TEIXEIRA DE FREITAS

2015

IVONE DIAS ROCHA

O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH

Trabalho apresentado ao Curso GESTAO DE RH   da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Auditoria em Recursos Humanos, Legislação e Rotinas Trabalhistas, Recrutamento e Seleção, Seminário III.

Prof. ANA CÉLIA PAVÃO E MÕNICA MARIA SILVA, ELIZETE ALICE ZANPRONIO DE OLIVEIRA, MARILUCIA RICIERI

TEIXEIRA DE FREITAS

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS 4

2.1.1 Fatores estressores 4

2.1.2 Qualidade de vida no trabalho ..5

2.1.3 Liderança 5

2.1.4 Processos de RH 5

2.2 COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA 5

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Não é recente, que o setor de RH precisa tomar um papel mais estratégico dentro das organizações, isso pode ser feito dentro das empresas com o RH dando total apoio ao processo e participar ampla e ativamente em todas as etapas como na fixação das metas e no diagnóstico da situação atual no que diz respeito à variável “Pessoas”. Dentro deste contexto, as competências e habilidades do profissional de RH devem ser: capacidade de elaborar diagnósticos, analisar cenários, pensar a médio e longo prazo, visualizar situações e resultados, formular estratégias, possuir visão sistêmica e integradora, ser capaz de atuar em equipe multifuncional e possuir capacidade de negociação. Tudo isto sem jamais perder o foco nos clientes, que são, em última instância, as demais áreas internas da organização.

2 DESENVOLVIMENTO

A Psicologia Organizacional e do Trabalho estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, compreendendo e atuando nos processos relativos ao mundo do trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações. Mais especificamente, pode-se dizer que atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de pessoas. Desta maneira, nota-se que a Psicologia Organizacional e do Trabalho está ligada às empresas atualmente seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, como até mesmo, mas emoções geradas no ambiente de trabalho.

Portanto, percebe-se no mercado atual de trabalho que algumas empresas ainda não possuem dentro do seu plano estratégico a inserção da Psicologia Organizacional. Assim, impossibilita o processo de crescimento econômico da empresa, deixando de favorecer o aumento da produção e a segurança das decisões vitais nos lugares estratégicos de sua empresa. Desconhecendo ainda seu importante papel no exercício de suas capacidades para salvaguardar a saúde mental e emocional da empresa.

2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

2.1.1 Fatores estressores

O fundador Luiz Carlos não chegou por acaso onde está. Passou por fatores estressores para chegar onde está.

No começo abriu um carrinho de hot-dog  que não deslanchou, o lugar não era bom para o negócio. Com isso decidiu abrir um bar no centro de  Nova Viçosa-BA , porém o lugar não era bem visto, mas ele não se deixou levar. No começo não teve resultados positivos. Foi feito um planejamento estratégico. A partir dai começou a se inteirar de novas práticas para aplicar no seu novo empreendimento. Mudou do sistema “Pratos regionais e uma nova bebidas” para cobrança por degustações alternadas, reformulou o cardápio, contratou bons colaboradores e prepara outras especialidades de bebidas comida da boa.

2.1.2 Qualidade de vida no trabalho

Para garantir a qualidade de vida dos funcionários, a empresa oferece aos colaboradores:

a) usufruir do mesmo cardápio oferecido aos clientes;

b) vacinas antigripais anualmente;

c) remédios gratuitos;

d) acompanhamento médico através do plano de saúde;

e) incentivo na pratica de esportes;

f) verba para incentivo cultural;

g) curso de culinária saudável.

Esses benefícios são uma das principais chaves para o sucesso da empresa.

2.1.3 Liderança

Nesse caso líder adotou o estilo de liderança democrática, onde os objetivos é reter os clientes e permitir que os colaboradores participem ativamente da gestão. A casa de shows aproveita os colaboradores como ferramenta de gestão de pessoas para manter excelência no atendimento e qualidade dos serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com