TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O verdadeiro valor do estudo de caso

Relatório de pesquisa: O verdadeiro valor do estudo de caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 12

NTREVISTA ESPECIAL

Rodrigo Siqueira

– Professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

“O Verdadeiro Valor de um Estudo de Caso”

Aproximar o mercado à academia é um movimento necessário à sobrevivência de ambos em uma economia cada vez mais sedenta por soluções. Neste sentido, o professor Rodrigo Siqueira, responsável pela Central de Estudos de Caso, da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) tem realizado nos últimos dois anos um trabalho que muito ainda precisa ser entendido e valorizado pela área de Gestão de Pessoas: a elaboração de Estudos de Caso das empresas que concorrem ao Prêmio Ser Humano ABRH-RJ (antigo Prêmio Gestão com Pessoas – Luiz Carlos Campos).

Por Alexandre Peconick (texto e foto)

Conforme esclarece nesta entrevista, o professor do Departamento de Administração da ESPM assegura que um Estudo de Caso agrega, sob diversos aspectos, muito valor ao negócio das empresas.

Carioca, 35 anos, Rodrigo é graduado em Gestão de Finanças, com MBA e Mestrado em Marketing. Dentro da Graduação da ESPM atua nas disciplinas de Estratégia Empresarial e também nas da área de Marketing. Com entusiasmo em cada palavra sobre o tema, Rodrigo se orgulha de seu papel em divulgar e estimular a produção de casos entre os professores e a utilização em sala de aula pelos alunos. Há 11 anos na ESPN, o nosso entrevistado sempre trabalhou em pesquisa e produção de conhecimento, paixões assumidas.

Atualmente, apenas no Rio de Janeiro (a ESPM também produz Estudos de Caso em São Paulo e Porto Alegre), são produzidos em média seis Estudos de Caso por ano. Se o objetivo deste conteúdo abaixo for compreendido pelos líderes e gestores de pessoas, este número poderá aumentar. Seria uma generosidade das empresas com os estudantes e com o próprio mercado.

SITE DA ABRH-RJ - Na concepção da ESPM, o que é um Estudo de Caso e o que o define?

Rodrigo Siqueira – O Estudo de Caso foi popularizado pela Harvard Business School como um dos principais métodos para o processo de ensino/aprendizagem deles. Verificamos que em sala de aula os alunos não querem mais apenas ensinamentos teóricos. Eles esperam do professor também uma história real da qual eles possam retirar algum tipo de conhecimento aplicável no mercado de trabalho. E como grande parte dos Estudos de Caso mais conhecidos eram (até 2007) europeus e americanos, isso incomodava muito aos estudantes brasileiros. Isso os afastava da realidade do nosso mercado de trabalho. Como a ESPM sempre teve um DNA muito forte de professores atuantes no mercado, não poderíamos deixar de assumir esse protagonismo no incentivo à produção de casos. O formato padrão de um Estudo de Caso, com Introdução, Análise de Mercado, Análise Setorial da Concorrência, Análise do Consumidor, Desafios enfrentados pelo gestor, entre outros, enfim, um passo a passo recomendado.

O que define um Estudo de Caso é a ocorrência de um processo de gestão no qual eu consigo de alguma maneira implementar uma teoria para explicar esta ocorrência. Há um problema empresarial, vivenciado por algum gestor, no qual podemos aplicar um conceito e aprender com ele.

SITE DA ABRH-RJ - E nem todo desafio em uma organização gera um conceito?

Rodrigo Siqueira – Exatamente. Há problemas muito simplórios que não têm conteúdo para uma discussão que gere conhecimentos e soluções. Em compensação, outras situações envolvem uma problemática maior, como por exemplo, uma reestruturação de uma empresa, um lançamento de um grande produto, entre outros. O reposicionamento da marca de sandálias Havaianas, por exemplo, gerou um Estudo de Caso. A forma como se realizou a mudança do conceito contribui para incentivar outros processos de inovação entre os estudantes.

SITE DA ABRH-RJ - Um Estudo de Caso, então nos permite visualizar facilmente quando um acontecimento vai com naturalidade da teoria até uma prática que gera aprendizado?

Rodrigo Siqueira – Sim. O curioso é que no Estudo de Caso, nós analisamos a prática e dela extraímos uma teoria, o que é o caminho inverso do que normalmente ocorre. Podemos, na verdade, realizar um caminho circular, ou seja, por meio da prática extraímos uma teoria que explica o fenômeno, que por sua vez volta a acontecer. De posse do conhecimento da teoria poderemos interferir positivamente neste fenômeno, aprimorando-o.

SITE DA ABRH-RJ - O que você quer dizer com isso?

Rodrigo Siqueira – Interferir em um Estudo de Caso é a possibilidade de fazer uma releitura. O que quero dizer é que um Estudo de Caso não apresenta soluções. Ao contrário: propõe a liberdade a cada um de criar sua própria solução. O Estudo de Caso serve de inspiração para uma solução diferente ou mesmo oferece a cada um a chance de analisar a solução que foi tomada pela empresa, colocando na balança os prós e contras.

SITE DA ABRH-RJ - E o que qualifica você ou outro profissional a interpretar determinada situação como um Estudo de Caso?

Rodrigo Siqueira – Isso vai muito da somatória entre a percepção e a experiência do pesquisador. Há insights nossos a todo o momento. Nenhuma sensibilidade, no entanto, vem sem um domínio conceitual. Nada é aleatório. Um Estudo de Caso deve estar referenciado na literatura acadêmica para que possamos gerar aprendizados conceituais em sala de aula.

SITE DA ABRH-RJ – Como se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com