TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONFLITOS E SOCIEDADE

Por:   •  26/8/2020  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

CONFLITOS E SOCIEDADE

QUESTÃO 1

        Para Simmel, o conflito era visto como elemento constituinte das relações sociais, ou seja, está integrado à sociedade, admitia ainda que o conflito tem a capacidade de produzir e modificar grupos de interesse, uniões e organizações, de modo que, possui alto poder de influência, tanto positiva, quanto negativa;

        O relacionamento entre conflito e competição possui dois aspectos únicos e opostos: positivo e negativo. A competição desportiva é um exemplo positivo de conflito competitivo, cujo objetivo dos atletas de um mesmo time ou oposto é vencer, gerando um conflito amigável, fazendo com que se avaliem entre si, descobrindo como são as jogadas do oponente, quais movimentos se repetem, etc, de modo a se sobrepor a essas particularidades do adversário e, assim, vencer a competição, em contrapartida, um debate político, cujos objetivos são os mesmos, pode se tornar um conflito violento, seja por meio de palavras de baixo calão ou por agressões físicas.

        Pode ser visto e analisado como positivo e negativo, dependendo do caso e situação. Positivo: ao lidar com assuntos de interesse comum, quando os que discutem sabem ouvir e compreender o que é expressado pelos outros, de modo a dialogar sem competir entre si; Negativo: quando numa discussão, por exemplo sobre futebol, tema de interesse comum quase a totalidade dos homens, nem sempre as opiniões expressadas são iguais ou estão de acordo, quase sempre há alguém discordante do que foi dito, que torça para outro time e, geralmente nessas conversas há competição, havendo ainda o agravante da ingestão de bebidas alcoólica, podendo por vezes gerar um conflito violento.

QUESTÃO 2

        De acordo com o pensamento marxista em relação ao conflito social no capitalismo, originou-se da exploração dos trabalhadores, pelo patrão, no entanto havendo vários outros fatores incidentes.

Valia: o lucro obtido em qualquer transação sempre é do capitalista e pelo trabalho não pago aos trabalhadores; alienação: no capitalismo industrial o trabalhador era especialista em determinada função, no entanto o trabalho era segregado, de tal forma que cada indivíduo faria uma parte do total, ou seja, cada trabalhador faria um único trabalho repetidas vezes durante o dia, dessa forma não haveria alguém dentre os trabalhadores que soubesse todo o processo de produção, somente parte dele.

QUESTÃO 3

Segundo Durkheim, anomia é desobediências às regras sociais, referindo-se ao enfraquecimento das normas orientadoras de uma sociedade, que desorienta e debilita a integração dos indivíduos que a compõem.

Historicamente na sociedade brasileira, há regras sociais, definidas ou não em lei, que funcionam somente se fiéis a fatos sociais mais comuns. Em um estado anômico, os indivíduos perdem o sentido de pertencerem ao grupo social, deixando de se orientar pelas normas deste e encontrando dificuldades para buscar novas normas que as substituam.

No contexto atual do Brasil, o fato anômico mais gritante é movimentos civis LGBT, que “são os movimentos sociais que defendem a aceitação das pessoas LGBT na sociedade. Embora não haja uma organização central abrangente que represente todas as pessoas LGBT e os seus interesses, as organizações de direitos LGBT são numerosas e estão espalhadas por vários países do mundo” (1).

(1) Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimentos_civis_LGBT

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com