TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação e Análise Sociológica Sobre os Aspectos Culturais Existentes na Comunidade Local

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Estácio de Sá

Curso de licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Aspectos antropológicos e sociológicos da educação

Professora tutora: Mariangela Martinez

Título da atividade estruturada: Observação e análise sociológica sobre os aspectos culturais existentes na comunidade local

Aluna: Francisca Heleara Cavalcante Félix

Matrícula da aluna: 201907154531

Data: 30/10/2019


  1. Objetivos:

Este trabalho se caracteriza por uma análise da educação infantil pública de acordo com dia a dia do centro educacional infantil Antonieta Cals, situado à cidade de Fortaleza, estado Ceará.

Fortaleza possui mais de dois milhões de habitantes e uma rede de educação infantil regida pelo município. Local de clima quente e úmido, região litorânea, com bastante adesão de crianças nas escolas públicas matriculadas de acordo com idade e localidade mais próxima domiciliar.


2. Introdução teórica:

A palavra cultura possui origem no latim cultura, entre outras coisas, engloba os costumes de uma determinada população. É naturalmente demonstrada através de performances artísticas, manifestações populacionais, regras não escritas e passadas de geração a geração através de conversas e atos.

Vale salientar que a cultura e o desenvolvimento não são dependentes um do outro. Portanto pode haver uma continuação de cultura, mesmo sem um desenvolvimento da comunidade local. Porém o que se costuma observar é que junto com a cultura e educação um desenvolvimento surge de forma quase inevitável.

Fortaleza situa-se distante de Brasília 2285 km. Foi colonizada pela Holanda em 1650. Atualmente conta com 220 unidade de ensino voltadas para educação infantil atendendo crianças de 01 a 05 anos de idade. A prefeitura visa a aprendizagem e desenvolvimento das crianças através de ações administrativas e pedagógicas contínuas que visam o desenvolvimento e interação das mesmas ao meio sociocultural em que vivem.


  1. Procedimentos metodológicos:

Através da metodologia de análise por observação pude acompanhar o centro educacional infantil Antonieta Cals, situado no bairro Pio XII, cidade de Fortaleza. Contando este CEI com dezenas de crianças matriculadas do infantil I ao infantil V pude comprovar no dia a dia a dedicação dos profissionais ali presentes, desde o setor da portaria, passando pelas salas de aula, coordenação e até no setor de alimentação na cozinha.

Todos engajados em ajudar as crianças em um ensinamento de independência, assim como cuidados básicos essenciais ao ambiente do CEI, incluindo banhos, brincadeiras pedagógicas, alimentação, informativos para os familiares de crianças matriculadas, etc.


  1. Resultados e conclusão:

A educação infantil na cidade de Fortaleza possui laços culturais fortes, com um grande respeito aos costumes de cada família, desde que sempre estejam de acordo com as leis locais vigentes. Os profissionais do CEI estudado possuem grande engajamento na transferência de costumes, normas culturais e respeito ao próximo. Tudo isso é transmitido às crianças através de rodas de conversas, ludicidade, orientações aos familiares e ações constantes dentro da unidade escolar infantil.


  1. Referências bibliográficas:

WIKIPEDIA. Cultura, 2019. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura > Acesso em: 30/10/2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com