TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Literatura Infantil

Casos: Origem Da Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  480 Visualizações

A origem da literatura infantil

O homem começou a contar histórias desde que desenvolveu a capacidade da fala. Na antiguidade todos eram contadores, visto que além de servir para vencer o tédio, era uma forma muito efetiva de se reunirem. A arte evoluiu naturalmente, pois se alguns gostavam de contar histórias, outros preferiam apenas ouvi-las .

Com o tempo a história tornou-se narrativa envolvendo também mais pessoas e elementos. Os contadores então passaram a falar de heróis, lendas e mitos. Os egípcios foram os primeiros a fazer um registro escrito das suas histórias. Os romanos foram bons em espalhar os acontecimentos aos povos que dominavam, assim como os ciganos, cuja vida nômade lhes permitiu levar para muito longe suas lendas. A realeza contratava contadores de histórias ou trovadores que contavam lendas sobre escândalos da corte ou fatos heróicos acompanhados por instrumentos musicais. Os trovadores gradualmente passaram a serem acompanhados por pessoas que os ajudavam a fazer das histórias um meio de entretenimento. Passaram a ser sucedidos pelos menestréis os quais viajavam de vila em vila, ganhando a vida como contadores.

As histórias encontradas em livros, filmes, teatro e conversas informais, remetem o ouvinte a novas situações, o que faz despertar interesse e expectativa. As histórias carregam um conhecimento acumulado durante muito tempo pela humanidade, isso é transmitido através das ações das pessoas de qualquer lugar no mundo. Ela se torna foco das conversas sociais, ouvir uma história, contá-la e recontá-la é uma maneira de preservar os valores e a cultura da sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com