TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conflitos e Sociedades

Por:   •  23/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

Materia : Conflitos e Sociedades

As questões são as seguintes:

1 – A Aula 01 expõe diversas noções de conflito e as formas de resolvê-lo em nossa sociedade. Para demonstrar isso, são analisadas as teorias de Georg Simmel e de Ralf Gustav Dahrendorf. Dentre os temas tratados por estes teóricos destaca-se a análise do conflito desenvolvida por Simmel enquanto objeto das relações sociais. Em relação a este tema responda as seguintes indagações: como o conflito é entendido por Simmel? Como ele relaciona-se com a competição? Como o conflito pode ser visto no cotidiano da sociedade brasileira? (valor: 4 pontos)

R: Quando falamos do confl ito, referimo-nos a algo diferente de violência. Contraria pois de acordo com as idéias de Simmel ele propõe entender a vida social pelo que ele chamou de sociação, onde os indivíduos se agregam e interagem entre si, ao qual diverge do que foi afirmado como “a constante harmonia de ações”, onde ele entende o conflito como um elemento constituinte das relações sociais onde as diferenças podem ser em um diálogo bem vistas em um grupo social.

2 – Na Aula 02 desenvolveu-se a ideia de desigualdade social a partir da visão da teoria marxista. Dentre as vertentes trabalhadas por Karl Marx a noção de conflito social a partir das lutas de classes merece destaque diante da crítica por ele formulada ao capitalismo e as formas de exploração da sociedade pelas camadas consideradas dominantes. Diante disso, responda como é entendido o conflito social na visão marxista e como ele correlaciona com a mais valia e a alienação? (valor: 3 pontos)

R: Perspectivas de Marx, encontrar uma síntese do sistema capitalista e de como ele produz e reproduz a nossa sociedade. Para Marx, a relação entre conflito infraestrutura e superestrurura estão ligadas. A infraestrutura é a base material como máquinas , ferramentas , técnicas e matérias-primas que pertencem ao patrão. A superestrutura é constituída de instituições jurídicas , políticas e ideológicas que impõem como a sociedade pensa sobre si mesma, ou seja, ela desempenha um papel nesse processo de produção como o empregado. E a relação da infraestrutura e superestrutura aparece o conflito onde na maioria das vezes, com empregados na busca de melhores salários ou de melhores condições de trabalho.

3 – A Aula 03 trás consigo a teoria de Émile Durkheim sobre os conflitos sociais analisando o que entende por funcionalismo, fato social, sociedade industrial, as infrações às normas e ao Direito e anomia na sociedade. Deste modo, responda: o que é considerada anomia na visão durkheimeniana e como ela historicamente é tratada na sociedade brasileira. Exemplifique esta teoria com situações vistas no cotidiano social. (valor: 3 pontos)

R: Nos confl itos baseada em Durkheim, temos regras sociais que zelam pelo bom funcionamento da sociedade, o que justifi ca a repressão policial e judiciária que os fatos sociais são gerais, coercitivos e exteriores, ou seja, eles se apresentam como regras gerais no modo de agir dos sujeitos de uma sociedade, são exteriores ao sujeito, e são coercitivos na medida em que atuam como forças em cima dos indivíduos. Nesse sentido, o fato social é verificado e não pode ser modificado pela ação individual,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com