TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Escritores da Liberdade

Por:   •  27/3/2019  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

No filme escritores da liberdade, pela direção de Richard LaGravenese, lançado no ano de 2007, classificado como gênero drama, com duração de 2h3min conhecemos a história de uma jovem e sonhadora professora que chega a uma escola de um bairro pobre, que está degradada pela hostilidade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem estimulo de aprender, e há entre eles uma incessante apreensão racial. Desse modo, para fazer com que os alunos aprendessem e também falassem mais de suas obscuras vidas, a professora Gruwell destaca metodologias diferentes de ensino. Progressivamente, os alunos vao retomando a confiança em si mesmo, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

A obra fílmica, nos leva a refletir sobre os métodos de ensino aplicados na sala de aula e a importância do dialogo na educação. O filme e baseado em fatos reais e relata a narrativa de uma professora, cheia de sonhos e ideias, ao começar o exercício profissional numa turma do ensino médio do Colégio Wilson, a turma 203, como era conhecida. Perseverante mesmo diante do desapreço dos alunos, da desorganização, ela não desiste e procura outras metodologias para trabalhar com a turma, e assim ascende-los, visto que o método tradicional não surtia bons resultados. Ela combate um sistema falho, lutando para que a sala de aula passasse pelo processo de transformação na vida dos discentes. Partindo das características dos alunos, e de sua realidade de vida, procura despertar o interesse e a curiosidade pela sua disciplina, inglês e literatura.

A partir do momento que a professora aplicou um novo procedimento provocou nos alunos interesse para aprender a interação aconteceu e o desenvolvimento mental começou a ser utilizado de forma proveitosa para resolução de problemas educacionais. O conteúdo do filme faz juízo aos fatores que contribuem para a falta de motivação na esfera escolar e as atitudes que os docentes precisam ter para melhorar a relação entre professor e aluno. Assim e necessário refletir qual o papel que a escola deve ter diante dos problemas que os alunos apresentam. Além disso e preciso destacar o papel do educador como agente em constante transformação no ambiente em que atua.

E imprescindível refletir que a escola deve ser um espaço receptivo, que deve estar empenhada com a superação da reprovação escolar. Os professores deve articular ações que incentivem ao aluno ser sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem. O filme ESCRITORES DA LIBERDADE deve ser visto com estima por educadores que visam soluções diante infinitos problemas enfrentados no cotidiano, mas acreditam que a educação tem papel significativo na formação intelecto-social de cada ser humano.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com