TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing

Por:   •  25/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 12
  1. Fundamentos de Marketing

 

1.1 – Diagnóstico do ambiente de Marketing

O Mc Donald’s é líder mundial entre as redes fast-food especializadas em hambúrguer, com mais de 32 mil restaurantes em 118 países. A empresa adota uma estratégia de marketing baseada em 4 pilares que se complementam: segmentação, experimentação, adaptação e inovação.

Mais de 75 por cento dos negócios McDonald’s são de propriedade e operação de franqueados, o que diminui o risco associado à expansão e assegura arrendatários de longo prazo para a empresa. O McDonald’s atende 58 milhões de pessoas por dia e promete uma experiência de refeição simples, fácil, de qualidade e agradável a seus clientes.

Experiência

Um dos principais pilares da estratégia de marketing do McDonald's é a inovação para a empresa muito antes da tecnologia estar tão presente na vida das pessoas. A marca tornou-se famosa por seus anúncios chamativos e criativos em diversos outdoors ao redor do mundo desde a década de 1960, quando muitas empresas não utilizavam tanto essa atividade.
Este grande investimento em ideias inovadoras offline, também passou para o online. Em 2020, em meio à pandemia, uma estratégia agressiva incluiu pedidos mais rápidos e móveis em lojas digitais, drive-thru e delivery. Para isso, usaram ativação por voz, que visava acelerar a condução, e, segundo a proposta, inteligência artificial. Eles chamam isso de "Experiência do Futuro", onde combinam a experiência do usuário com a inovação.

Lançamentos

O lançamento do produto e a experiência do cliente andam de mãos dadas na estratégia de marketing do McDonald's. Um dos exemplos mais recentes disso foi a festa promovida pela marca no programa Big Brother Brasil 2021.
No evento, foi montada uma estrutura gigantesca, repleta de elementos com os símbolos e cores da marca, foi montada aos brothers que tiveram que vestir, uma camisa e outros acessórios para participar.
Esta atividade tinha como principal objetivo a comercialização exclusiva de vestuário como camisas, calções e meias para quem fizesse pedido de lanches. Mas como o foco da empresa são os hambúrgueres, ela também introduziu um novo sabor.
A rede que gera desejo e menções espontâneas foi um dos assuntos mais comentados do dia na internet com essa festa, oferecendo experiências diferenciadas em produtos diferenciados.

Campanhas humanizadas

A fim de proporcionar uma discussão amigável entre seus clientes, uma das últimas campanhas criadas pela marca tem um exemplo forte de humanização. “Méquizice” veio para mostrar que não existe um jeito certo de comer ou um produto melhor que o outro, mas que cada uma mistura os ingredientes e faz seu jeito único de consumir. Aproximando a empresa ainda mais dos consumidores, o McDonald’s trouxe para sua propaganda celebridades em destaque para compartilhar suas preferências, que vão desde misturar batata frita com milk-shake, até pedir todos os molhos para um único produto.

Intimidade

Outra estratégia de marketing do McDonald’s, também ligada com a aproximação com seu público, veio para mostrar que a empresa é para todos. Estamos falando da ação “Méqui”, aplicada aos restaurantes, em 2019, aqui no Brasil. Algumas franquias do país mudaram de nome e começaram a usar em suas fachadas a nomenclatura Méqui, como forma de popularização do nome. A ideia foi bem aceita pelo público e, até o momento, permanece ativa.

Atuação do Marketing digital

As estratégias de marketing do McDonald's já provaram ser bem-sucedidas offline, mas é claro que também existem ótimos exemplos de como se aproximar do seu público digitalmente. A comunicação lá é essencial para que você possa fortalecer seu relacionamento com a pessoa, mensurar os dados utilizados durante mudanças ou lançamentos e melhorar sua reputação.
Dentre os atuais canais de comunicação digital, a empresa possui aplicativo próprio e redes sociais que mantêm a identidade visual, padronização das informações e linguagem de comunicação entre si. Embora isso às vezes leve a uma comunicação mais descontraída, mantém sua credibilidade no ambiente digital. Esse plano tem funcionado muito bem, pois suas postagens obtêm muito engajamento em todas as redes que utiliza.

1.2 – Análise SWOT

Oportunidades:

  • Apresentação de baixas calorias;
  • Elaborar cardápios com alimentos mais saudáveis;
  • Diversificar produtos;
  • Melhoria do serviço;

Ameaças:

  • Forte Concorrência;
  •  A imagem de fast food continua a afastar clientes;

Pontos Fortes:

  • Introdução de saladas;
  • Pagamento através de vários bancos, leitura óptica da caixa registradora, café;
  • Acesso rápido e fácil às funções;
  • Criação do Mc Drive.
  • Personalização do site de implantação.

Pontos Fracos:

  • Pouca variedade de alimentos saudáveis no menu (com associação às comidas fast food);
  • Atendimento lento em pedidos especiais;
  • Produção dos seus produtos causam danos ecológicos;
  • Muita rotatividade pessoal, incluindo gerência;
  • Atrasos em hora de ponta;

Melhorias no Serviço de Distribuição:

  • Manter bom relacionamento e lealdade com os fornecedores.
  • Prestar atenção nas rupturas mais comuns e criar um plano de ação para resolvê-las.
  • Monitorar frequentemente o SAC porque é a base das informações recebidas dos clientes.
  • Equilibrar as compras para evitar desperdícios.

1.3 – Segmentação de mercado

A segmentação da Mc Donald’s é mais claramente observada em questões demográficas e geográficas das quais é efetivada em cada país uma modelagem diferente para a receita de seus mais variados pratos, também pela cultura de cada povo e por idade dividida em blocos.
Por exemplo, no Brasil a Mc tem trabalhado com alguns pratos que no exterior não se é colocado à venda, como é o caso da adesão da banana em alguns pratos e isso se dá pelo fato de ser a fruta mais consumida em todo território nacional. Já outro belo exemplo de cardápio diferenciado é o de Cingapura, lá eles possuem um prato introduzido em seu cardápio que carrega o nome de “twister fries” o que nada mais é do que “batatas fritas enroladas”, que são colocadas à venda em todo ano novo chinês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com