TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

Por:   •  6/5/2018  •  Ensaio  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Curso:

Especialização Gestão em Saúde

Disciplina:

Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública

Polo:

Boa Esperança – MG

Tutor:

Kennya Rodrigues Nezio Azevedo

Aluno (a):

Juliana Aparecida Pereira

Número/Identificação da Tarefa:

Tarefa 1

O parágrafo abaixo faz parte de uma dissertação de mestrado sobre os portadores de Diabetes Mellitus no município de Divinópolis.

“No estado de Minas Gerais, seguindo os parâmetros do MS, estima-se que 10% da população adulta maior que 20 anos seja portadora de DM. Este parâmetro deve ser usado para calcular a prevalência estimada de diabéticos nos municípios do estado. (BRASIL, 2013a). Em Divinópolis, a população maior de 20 anos no último censo, realizado em 2010, era de 152.759 habitantes (IBGE, 2010). Desse modo, a estimativa de portadores de DM esperada seria de 15.276. Entretanto, neste período existiam 2.122 diabéticos cadastrados, passando para 2.425 em 2015, no sistema de informação do HiperDia do SUS (BRASIL, 2015b). “

1 - Na sua opinião quais fatores contribuem para que haja esta discrepância entre o número de diabéticos esperados e o número de diabéticos cadastrados sendo que o SUS é um sistema que se pretende universal. Isto ocorre em outras áreas? Exemplifique.

Resposta: Esta discrepância pode ser justificada pela negligência do cadastramento e acompanhamento do Sistema Hiperdia; das responsabilidades individuais e conjuntas das atividades desenvolvidas pelos profissionais;  dos protocolos com os fluxos de serviços com as responsabilidades de cada profissional no atendimento do agravo/doença priorizadas pelo Sistema Hiperdia; monitoramento trimestral com objetivo  de avaliar a adesão dos profissionais e cumprimento correto do protocolo, e caso o Sistema Hiperdia está alcançando os resultados esperados.

O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde, SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS.

Permite também na orientação dos gestores públicos na adoção de estratégias de intervenção; conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes mellitus na população. Assim, cadastra e acompanha a situação dos portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus em todo o país; com informações fundamentais para os gerentes locais, gestores das secretarias e Ministério da Saúde; disponibiliza informações de acesso público com exceção da identificação do portador; e envia dados ao CadSUS.

(http://datasus.saude.gov.br/sistemas-e-aplicativos/epidemiologicos/hiperdia)

É necessário incrementar as atividades de busca ativa pelos Agentes Comunitários de Saúde em suas micro áreas dos faltosos para acompanhamento no Sistema Hiperdia. Permitir o uso adequado e correto do sistema de informação Hiperdia pelos profissionais da UBS; realizar e otimizar o sistema de informação na Secretaria de Saúde; capacitação dos profissionais da UBS – com objetivo de atualizar e capacitar na atenção ao DM; realizar campanhas de informação e identificação de casos suspeitos e promoção de hábitos saudáveis de vida dos usuários, e confirmar diagnóstico pelo médico e início da terapêutica com cadastramento, vinculação e acompanhamento dos pacientes portadores de DM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (426.7 Kb)   docx (96.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com