TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I RECURSOS HUMANOS

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.226 Palavras (13 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

JOÃO KLEUNIR DA SILVA LIMA

RA 1728552

JK MÓVEIS PLANEJADOS

PIM I

 

VÁRZEA GRANDE

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

JOÃO KLEUNIR DA SILVA LIMA

RA 1728552

JK MÓVEIS PLANEJADOS

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista

 

VÁRZEA GRANDE

2017

RESUMO

 

 O ramo de movelaria, ao longo do tempo, vem mostrando uma grande versatilidade e crescimento em fabricação de moveis planejados na área de economia. Devido sua rápida aceitação brasileira, principalmente na última década. O meu objetivo nesta análise, foi de fixar os conteúdos abordados neste semestre no curso de Recursos Humanos, e demonstra o trabalho da empresa no setor que ela reside. A empresa utilizada para a pesquisa é a JK Moveis Planejados se localiza em na cidade de Várzea Grande – MT (cidade industrial), uma pequena empresa, que se destaca por atender comércios e pessoas físicas. O trabalho foi desenvolvido através de visitas na empresa e pesquisa na gestão organizacional da mesma, onde foram destacados os aspectos funcionais e estratégicos, sua estrutura administrativa, o seu processo de produção, produtos que são fabricados dentre outros aspectos. As disciplinas integrada neste momento foram as: Fundamentação da administração, comunicação empresarial e técnicas de informáticas.

Palavra-chave: empresa – comunicação – tecnologia - evolução da internet, móvel - instituição.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        5

2.1 ESTUDO DOS CLIENTES        7

2.2 ESTUDO DOS CONCORRENTES        9

2.3 ESTUDO DOS FORNECEDORES        10

3. PLANO DE MARKETING        12

3.1 PRODUTOS E SERVIÇOS        12

3.2 PREÇO        12

3.3 ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS        12

3.4 ESTRUTURA DE COMERCIALIZAÇÃO        13

3.5 LOCALIZAÇÃO DO NEGÓCIO        13

3.6 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        13

4. PLANO OPERACIONAL        15

4.1 CAPACIDADE INSTALADA        15

4.2 PROCESSOS OPERACIONAIS        15

5. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        16

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

7. REFERÊNCIAS        19

ANEXO        20


1. INTRODUÇÃO

Visitei e pesquisei a empresa JK Móveis Planejados, em Várzea Grande – MT em especial os setores de logística, compras e contabilidade onde pude conversar com o gestor, identificando seus pontos fortes e os problemas enfrentados no dia a dia.

Com 28 anos no mercado, é uma empresa que projeta, fabrica, entrega, monta e testa seus produtos. Tem um total de 11 funcionários, e mais aqueles que são terceirizados. Os produtos passa por várias áreas, dentre elas, a área de corte, laminação, montagem primária, entrega, montagem permanente no local onde foi solicitado, limpeza e teste.

Primeiramente o projetista faz o projeto e entrega ao marceneiro mestre, iniciando o plano de corte juntamente com seus ajudantes. Após o corte as placas vão para o setor de laminação, onde as peças são feitas acabamentos (fitas, limpeza primaria e etc). Na próxima área o móvel é montado para facilitar a montagem permanente, e logo depois desmontado. Vai para entrega. E depois montado e testado na casa ou comercio do cliente.

O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar foi de transcrever aquilo que aprendi no decorrer deste semestre, abordando os fundamentos que a gestão usa na administração (as técnicas, os níveis, os fatores, a produtividade, a estrutura em si), a comunicação dentro da empresa (signos utilizados, linguagem, as dificuldades na comunicação por conta do barulho, comunicação entre gestores e operários, os planejamentos e metas e etc), as técnicas de informática (como ela se lida com a tecnologia, seus equipamentos, websites, a rede de computadores utilizada), abrangendo de modo especifico aquilo que empresa tem e visa ter.

O RH da empresa é operacional pois a empresa é e médio porte, e para o proprietário ainda não precisa de subdivisões no RH.

De forma simples, o RH Operacional é o antigo Departamento Pessoal. Ele resolve todos os trâmites burocráticos dos funcionários de uma empresa, desde o fechamento da folha de pagamentos no fim do mês, passando pela entrega dos holerites até as relações com o sindicato e as contas-salário de cada contratado (RH PORTAL, 2015).

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Pelo fato de ser uma empresa de família é composta por um gestor geral, pois é uma pequena empresa, e um gerente de primeira linha, pois supervisiona e também ajuda na fabricação, responsável por todos funcionários da mesma. Eles buscavam estar em todos eventos envolvidos com a movelaria e ferragens, para aprender e passar para seus subordinados. Visavam sempre solucionar todos os problemas internos e externo que os envolviam.

Sempre que pude estar presente, percebi que os gestores é composto pelas habilidades principais, cujo é: técnica, humanas e conceituais. Pois conhecem cada modo de executar os projetos, e estão ligados diretamente à execução do mesmo. Tem uma boa relação com seus colaboradores e clientes. E sempre compreendendo aqueles que estão ligados à eles, visando metas para o futuro, e analisando os ambiente internos e externo da instituição.

O filósofo René Descartes é de mera importância para instituição, pois com os métodos cartesianos a empresa abrange vários métodos, buscando sempre saber se aquilo que é dito é verdade, das dificuldades, se há um modo de dividir as dificuldades e sempre com o raciocínio elaborar soluções para os problemas fáceis e caminhando para os difíceis. Ela busca sempre seguir o Princípio da dúvida sistêmica ou da evidencia que de acordo com Santos (201?, p.31) “consiste em não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência aquilo que é realmente verdadeiro.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com