TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A POTENCIALIDADE DA EAD NA FORMAÇÃO DOCENTE

Por:   •  16/5/2017  •  Resenha  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ALINE BONFANTI  RU: 1553679

POLO DE APOIO PRESENCIAL / PAP REALEZA/PR

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A POTENCIALIDADE DA EAD NA FORMAÇÃO DOCENTE

                

No final do ano de 2009 encerrei minha trajetória no Ensino Médio, e já com o sonho de no ano seguinte iniciar numa graduação realizei a prova do Enem. Em 2010 ingressei na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) no curso de Licenciatura em Química campus Realeza/PR. No desenvolver do curso de Licenciatura as portas foram se abrindo para minha experiência como professora, consegui um emprego vinculado com prefeitura para trabalhar no ensino fundamental. E desde daí a paixão pelo educar foi crescendo e não para até hoje, com o passar dos semestres tive que optar em trabalhar ou estudar, pois não conseguia associar os dois, e escolhi me dedicar na minha formação abandonando então o trabalho.

As portas foram se abrindo ainda mais para mim, não me deixando ficar longe da escola. Ao longo dessa caminhada participe de vários projetos vinculados com a escola, como por exemplo, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) onde permaneci por quatro anos em contado com as crianças, adolescentes e o âmbito escolar. O PIBID é um programa que tem por intuito proporcionar a inserção dos licenciando junto à escola da Educação Básica permitindo um espaço para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas em conjunto com o professor da escola (Brasil, 2014), e vem ao encontro da necessidade de repensar a formação docente, constituindo um professor pesquisador (Rosa e Schnetzler, 2003).

Após terminar a Licenciatura em Química na UFFS senti a necessidade de me aprimorar mais sobre a docência, sobre o ensino e a Educação no Brasil. Então procurei por um curso aonde pudesse desenvolver mais meus conhecimentos sobre essa área. Decidi cursar Pedagogia. Procurando por uma faculdade que me possibilitasse estudar e trabalhar ao mesmo tempo, encontrei a UNINTER (Centro Universitário Internacional) que tem o pólo presencial em minha cidade, busquei informações e nisso tomei o conhecimento de que havia o curso de Licenciatura em Pedagogia: Segunda Licenciatura, que por ter uma licenciatura concluída poderia realizar o curso em menos tempo, e ainda para o meu caso era totalmente à distância. Pois após minha formação procurava um emprego na área da Educação.

Entendo assim que a Educação a distância (EaD) é um processo de ensino e aprendizagem onde a maior parte da comunicação é mediada e disponibilizada para nós aluno por tecnologias que são capazes de superar a distância física entre os alunos e professores potencializando ainda mais a nossa busca pela pesquisa e formação docente. Os autores Cavalcante e Silva (2013) colocam em seu estudo que a EaD não é recente que surgiu a muito tempo atrás e a primeira notícia que se registrou do inicio dessa metodologia foi por meio de aulas por correspondência e que hoje em dia vem cada vez mais se desenvolvendo e modernizando com suas aulas por meio de vídeos, fórum de discussão, radio web entre outras forma de transmissão de conhecimento.

No decorrer da escolha pelo curso em Pedagogia à distância na UNINTER outra porta se abriu para minha formação como professora, em estar novamente no espaço da sala de aula, um emprego vinculado com a prefeitura de minha cidade para trabalhar com o ensino infantil. A EaD me ajudou novamente por possibilitar realizar meus estudos e trabalhos todos em minha residência, gerando a flexibilidade e a redução de gastos sendo esses um dos fatores fundamentais dos alunos que procuram um ensino a distância.

Além desses fatores a EaD possibilita trabalhar diretamente com a tecnologia, um ponto essencial para mim que adoro estar ligada com computadores e celulares. Além de possibilitar as aulas em vídeos, também dispõem de aplicativos que possibilitam sempre estar interagindo com o curso, com os professores, e com os colegas. Outro ponto que e a EaD possibilita e que vem ao encontro de Silva (2010) é a potencialidade no estímulo e nos desafios para a prática da curiosidade, destacando um dos seus objetivos principais que é a construção da autonomia do educando, o desenvolver do ser crítico no meio social.

Outra característica que podemos destacar de um aluno EaD é no processo de ensino e aprendizagem em relação aos horários em que os alunos podem realizar suas atividades, dentre elas provas, apresentação de trabalho, duvidas. Esse processo todo pode ser realizado dentro da possibilidade e disponibilidade do aluno, pois a maioria dos educando possuem trabalhos em horário comercial, e podem desenvolver essas atividades depois desse horário, possibilitando ao aluno escolher o melhor momento para seu estudo e desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com