TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS CAPILARES

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------4

2 DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------------------5

3 CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------------6

4 REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------------------7

 5 ANEXO ------------------------------------------------------------------------------------------8

        



1 – INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos os resultados de uma pesquisa feita em clientes de centros de beleza e estética, onde relataram quais foram os tipos de reações que tiveram aos produtos capilares e quais produtos foram estes.

Fazendo o levantamento das reações adversas, as manifestações clínicas, relatando os produtos e as orientações passadas aos clientes pelos profissionais da área de estética.

Com o objetivo de garantir maior segurança para o usuário do produto cosmético, diversos órgãos regulamentadores têm se mobilizado com o objetivo de normalizar e comprovar a segurança e eficácia de tais produtos (TISSIER; LEPAGNOL, 2002).

Os produtos cosméticos são definidos como preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, que têm como finalidade principal de limpar, perfumar, alterar e ou corrigir odores corporais e manter o corpo em bom estado. Por ter estas funções, estes produtos são utilizados diariamente por milhões de pessoas, e por isso, a vigilância da qualidade desses produtos faz-se necessária.

Entrevistada afirmou ter apresentado reações adversas a algum tipo de produto cosmético utilizado nos últimos dois anos. E todos os clientes que participaram da entrevista declararam ter reações adversas. O principal sintoma declarado pela população foi reação alérgica mais comum detectada irritação primária.


2- DESENVOLVIMENTO

A busca da realização para esta pesquisa foi feita através de centros de beleza e estética, sendo abordados os tipos de reações adversas de produtos capilares que seus clientes já obtiveram.

 Primeira cliente mencionou sobre a questão se havia passado por alguma reação de produtos capilares ela relatou que já teve um efeito colateral por conta do alisamento, que começou a perder o cabelo por conta do produto químico, o salão em que frequenta recomendou a suspenção do uso do produto e começou a fazer hidratações intensivas uma vez por semana em seu cabelo para que houvesse a restauração dos seus fios de cabelo.

A segunda cliente, quando questionada se já houve alguma reação adversa aos produtos capilares usados pela mesma, ela relatou que já teve um problema por conta de coloração de cabelo, sendo que esta resolveu mudar a cor do cabelo antes de completar um mês que havia feito a ultima pintura, o seu cabelo acabou se quebrando, o produto foi retirado no mesmo momento que a profissional percebeu, tendo este quer ser tratado por meio da hidratação.

Terceira foi questionada se já teve alguma reação adversas a produtos capilares, ela falou que uma vez tentou fazer a descoloração do cabelo sendo que a mesma já possuía progressiva no cabelo, como seu cabelo estava muito ressecado acabou quebrando e em seu couro cabeludo deu algumas bolhas de reação. A profissional que lhe atendia suspendeu o seu uso de produto por tempo indeterminado.

Quarta cliente, ela relatou que já teve reação alérgica ao produto utilizado para fazer à progressiva, onde teve o cabelo quebrado em varias partes e por este motivo foi aconselhada pela profissional do salão a suspender o uso do produto por um tempo indeterminado.

Quinta cliente, ao ser abordada sobre a questão se já teve alguma reação adversas a produtos capilares, ela relatou que na primeira vez que foi fazer descoloração no seu cabelo a profissional lhe fez o teste de mechas e não houve nenhuma reação, no entanto depois de aplicado e retirado o produto do seu cabelo o seu couro cabeludo estava com feridas e manchas vermelhas, orientada pela profissional ela suspendeu o uso do produto onde cuidou do seu cabelo por meio de vitaminas e quando foi tentar novamente fazer descoloração utilizou uma marca diferente da primeira.


3 -CONCLUSÃO

Percebe-se que cada produto utilizado para o cabelo tem composição de químicas própria, e que se deve evitar ao máximo mistura-los, pois pode ocorrer a quebra do cabelo ou reações alérgicas variando de pessoa para pessoa. Devendo sempre antes de aplicar qualquer produto fazer o teste de mechas, para tentar evitar eventuais complicações.

Enfim, pude notar que o profissional em questão embora tenha um conhecimento adequado para exercer sua profissão, foi transparecido bastante nervoso durante a realização da visita e realização do questionário.

Assim conclui-se que as informações contidas nos cosméticos é um quesito fundamental para a segurança do consumidor, e a empresa detentora da notificação ou do registro de um produto deve ficar atenta à legislação vigente para que os seus rótulos estejam adequados e dentro das normas sanitárias vigentes no país. Além disso, a autoridade sanitária deveria estar alerta quanto à qualidade dos produtos cosméticos comercializados, através da realização de ciclos periódicos de programas de análise. Somente desta forma, poderiam ser evitados riscos inerentes desses produtos dispostos à venda e utilizados diariamente pela população. O uso desses produtos ocorrendo de maneira adequada, tem como resultado o alcance dos objetivos propostos, associado felizmente a menos riscos saúde humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com