TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÉTICA E SAÚDE CAPILAR: Reações Adversas a Produtos Capilares

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  12.579 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TABELA – DADOS DA PESQUISA: REAÇÕES ADVERSAS CAUSADAS POR PRODUTOS CAPILARES 4

2.1.1 Análise Dos Dados Coletados Através Do Questionário 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

ANEXOS 8

ANEXO A – Questionário para levantamento das reações adversas a produtos capilares 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa com clientes que utilizaram produtos capilares em centros de estética que causaram reações adversas. Foi utilizado um questionário que possibilitou o levantamento das reações adversas, as manifestações clínicas e as orientações passadas ao cliente pelo profissional da área de estética.

Como fundamentação teórica foi feita a leitura do artigo acadêmico: Reações Adversas a Cosméticos e o Profissional da Estética, além do material disponível no portal do aluno em forma de web aulas. Em seguida foi feita uma breve análise do material levantado.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo a Legislação Brasileira, cosméticos são definidos como produtos de uso externo, destinados a proteção ou embelezamento das diferentes partes do corpo. Apesar de serem considerados seguros, se usados de forma inadequada ou sem a orientação profissional, podem vir a causar possíveis reações desses produtos. Com base no conceito acima foi elaborada uma pesquisa com 5 clientes que apresentaram reações adversas após o uso de produtos capilares (shampoo, condicionador, tinturas, etc.), num centro de beleza. Segue abaixo os dados coletados através de um questionário.

2.1 TABELA – DADOS DA PESQUISA: REAÇÕES ADVERSAS CAUSADAS POR PRODUTOS CAPILARES

PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS

Clientes pesquisadas Clientes que teve reações adversas Principais produtos e as reações causadas Complicação clínica após as reações Recomendações recebidas do profissional de estética

5 5 Tintura para coloração dos cabelos. Reações: Vermelhidão, sensação de ardor e desconforto. Reações alérgicas A cliente não deve mais utilizar o produto e deve-se retira-lo imediatamente.

Alisante de cabelo à base de formol - Reações: Irritação e coceira Inchaço, descamação e quebra de cabelo. Antes de usar o produto, é importante ler e seguir as instruções de uso do produto e ler atentamente as precauções de uso e advertências que constam na embalagem.

Escova Progressiva a base de formol - Reações: Descamação da pele e alergia Edema de glote e erupções na pele A cliente deve recorrer a um dermatologista que recomendará um tratamento com loção capilar anti-inflamatória.

Descorante para Luzes - Reações: Coceira e quebra de cabelo Descamação e ressecamento dos cabelos A cliente deve sempre procurar profissionais que utilizam produtos autorizados pela ANVISA

2.1.1 Análise Dos Dados Coletados Através Do Questionário

De acordo com a pesquisa e o levantamento dos dados, foi possível perceber que das cinco clientes entrevistadas, todas as cinco já tiveram algum tipo de reação adversa a produtos capilares. A primeira cliente utilizou uma tintura de cabelo que causou vermelhidão, sensação de ardor e desconforto, o que desencadeou uma reação alérgica. A orientação do profissional da estética foi que a mesma não deveria mais utilizar o produto e que o mesmo fosse retirado imediatamente. A segunda entrevistada tinha utilizado um produto para alisar os cabelos a base de formol, o que causou irritação e coceira, posteriormente inchaço, descamação e quebra de cabelo. A profissional recomendou que a mesma devesse ler e seguir as instruções de uso do produto e ler atentamente as precauções de uso e advertências que constam na embalagem. A terceira cliente fez uma Escova Progressiva à base de formol também, que causou descamação da pele e alergia e chegando a um quadro mais grave de Edema e erupções na pele. A recomendação feita foi para que a mesma recorresse a um dermatologista para fazer um tratamento com loção capilar anti-inflamatória. E a última cliente tinha utilizado um descolorante para efeitos de luzes que causou coceira e quebra de cabelo, descamação e ressecamento. A cliente foi orientada a sempre procurar profissionais que utilizam produtos autorizados pela ANVISA.

De acordo com as orientações de alguns profissionais, eles mesmos estariam em desacordo com as normas da ANVISA, pois o profissional deve conhecer perfeitamente os produtos com que trabalha para que possa orientar corretamente seus clientes.

Com o objetivo de facilitar as descobertas das reações indesejáveis causadas por produtos cosméticos e na tentativa de impedir novos casos, a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) determina a implantação de um sistema de cosmetovigilância por fabricantes e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com